Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em entrevista à rádio 104,9 Nova FM, a candidata da Coligação Agora é a Hora, Josi Nunes, mostrou que é a candidata mais preparada para administrar Gurupi pelos próximos 4 anos. Na oportunidade, ela expôs as propostas do seu Plano de Governo, afirmou que apoia a expansão, a autonomia administrativa e a desvinculação entre as contas da Universidade de Gurupi (UnirG) e as do Município e garantiu que vai criar o Banco da Gente, com a finalidade de fomentar e apoiar os microempreendedores.

Sobre o Plano de Governo, Josi destacou que ele foi construído com base em muito diálogo e consenso com as diversas áreas da sociedade. “Um dos pontos centrais é a questão da Saúde. Vamos propor a criação da UPA Leste, implantar o 0800 para agendamento virtual, evitando que as pessoas tenham que madrugar em filas, além de criar o Centro de Especialidades e o laboratório municipal para dar mais celeridade nas consultas e entregas de exames, fazendo com que os moradores de Gurupi não tenham mais que se deslocar até outras localidades para serem atendidos”, destacou.

Sobre o Hospital-Escola, Josi explicou que vai buscar parceria com o Governo do Estado para que os profissionais dos cursos de Saúde da UnirG possam atuar dentro do Hospital Geral de Gurupi (HGG), ampliando os atendimentos à população.

Autonomia da UnirG

Questionada sobre a UnirG, Josi garantiu ser favorável a sua expansão para outros municípios. “Essa é uma questão que a Universidade anseia há muito tempo para encontrar seu próprio caminho. Esse processo está em andamento, mas é preciso ter apoio político, e eu tenho esses apoios, já que tenho ao meu lado o governador Mauro Carlesse, os deputados da bancada federal e também abertura nos ministérios em Brasília”, assegurou.

Ela também  apoia a autonomia administrativa e financeira, com a desvinculação das contas da instituição com o Município.  Neste aspecto, apontou que com a desvinculação das contas, o município, que atualmente está com o limite de pessoal no topo, vai conseguir abrir espaço para valorizar os servidores municipais. “Com isso, poderemos implementar melhorias para os servidores administrativos, da Saúde e da Educação, implementando os Planos de Cargo, Carreiras e Remunerações”, assegurou.

Banco da Gente

Sobre a retomada da economia, que sofreu com os efeitos da pandemia do novo Coronavírus, Josi afirmou que seu Plano de Governo contempla diversas ações. “Para os pequenos e médios negócios, vamos criar o Banco da Gente, que vai fomentar a economia com juros baixos e condições facilitadas. Além disso, vamos promover capacitações, por meio das universidades e também do Sistema S”, garantiu.

Josi também vai fortalecer a comércio local e os prestadores de serviços com incentivo fiscal, apoio, desburocratização, facilitando a vida de quem já está instalado em Gurupi, e além disso, promover a compra e o serviço local. “A própria lei já garante um percentual que pode ser feito com os empreendedores locais”, assegurou.

Josi destacou que vai investir e trazer novos empreendedores para Gurupi. “Nós já temos aqui um campo da saúde, que podemos atrair novos investidores. Nós temos outra potencialidade em Gurupi, que é a questão educacional, e queremos implementar aqui novos serviços na área do turismo”, frisou.

Também na entrevista, Josi falou sobre o Parque Agroindustrial de Gurupi, que foi criado quando seu pai, Jacinto Nunes, foi prefeito do município. “Além disso, tem o processo de industrialização, já que temos aqui o Parque Agroindustrial. Lá tem um espaço para as indústrias, tem uma área verde, e tem as chácaras para fomentar a agricultura familiar. Uma outra fonte de geração de renda é a questão do agronegócio, tanto ali no Parque Agroindustrial como no Trevo da Praia e no Vale Verde. Dessa forma, podemos incentivar a vinda de novas empresas”, destacou.

Josi também disse que Gurupi precisa atrair voos comerciais para conseguir ser mais atrativo aos grandes negócios. Para isso, ela assegurou que vai buscar recursos para readequar o aeroporto do município.