Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das mais antigas quadras industriais de Palmas passa por uma transformação, a ASR-SE 25 (212 Sul), passa por obras de drenagem e pavimentação das avenidas principais e vias internas. O assunto foi discutido em reunião na manhã desta quarta-feira, 28, na Retífica Bandeirantes, com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

“Com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estamos ampliando a infraestrutura viária de Palmas. Investir em infraestrutura é fundamental para promover o desenvolvimento da indústria e comércio. Os empresários pioneiros da ASR-SE 25 aguardavam por quase 30 anos o asfalto, que agora é realidade”, destaca Cinthia

Outras importantes obras em áreas comerciais estão ou curso ou já foram finalizadas, como a Palmas Brasil Norte, LO-23, ARS-SE 85 (812 Sul) e ARS-SE 15 (112 Sul). Outra obra gigantesca é a duplicação da Avenida NS-10, umas das principais vias de acesso a quadras industriais e residenciais de Palmas e das alamedas internas da ASR-SE 25 e imediações das quadras ASR-SE 45 (412 Sul) e ASR-SE 55 (512 Sul).

A prefeita Cinthia lembrou que criará mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a empreendimentos industriais que vierem a se implantar ou que estejam em processo de implantação. “Estamos investindo milhões de reais em obras de infraestrutura para mudar a cara de Palmas”.

Com sorriso de orelha a orelha, o proprietário da Retífica Bandeirantes, Ivo Cesar Cavalcanti de Araújo, aguardava pela pavimentação há 26 anos. “Iniciamos nossas operações em 1994, na esperança de que a ASR-SE 25 receberá logo a infraestrutura necessária, mas os planos dos governantes da época mudaram, e com eles os investimentos. Agora estamos sendo agraciados com o asfalto”, celebra.

Sobre o atual cenário econômico, Cavalcante afirma que o primeiro mês da pandemia foi de incertezas, mas conseguiram driblar e crescer ainda mais. “Contratamos seis funcionários e hoje nosso quadro conta com 40 pessoas. O melhor é que ainda temos vagas!”, comemora.

Ações em andamento e mais propostas para a economia

- Drenagem e Pavimentação Asfáltica do Distrito Industrial de Taquaralto;

- Implantação de Polo Industrial, Inovador, Sustentável e Integrável;

- Regularização fundiária dos distritos industriais;

- Desburocratização do processo de abertura e início das atividades empresariais;

- Reativar e reestruturar o Sistema Nacional de Emprego (Sine);

- Implantação do Complexo de Atendimento ao Empreendedor de Palmas (CAEP);

- Implantação do Polo Tecnológico e de Startups;

- Certificação de produtos locais;

- Conceder licenças simplificadas e divididas em parcelas para jovens empresários abrirem seu primeiro empreendimento.