Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

As araras têm papel fundamental para preservação do cerrado por serem dispersoras de sementes

As araras têm papel fundamental para preservação do cerrado por serem dispersoras de sementes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As araras têm papel fundamental para preservação do cerrado por serem dispersoras de sementes As araras têm papel fundamental para preservação do cerrado por serem dispersoras de sementes

Durante o mês de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reforçou a importância da proteção e dos direitos da fauna, em razão do Dia Mundial dos Animais, celebrado no dia 4 de outubro. Nas redes sociais, a Semarh explicou os diferentes grupos, sendo eles: animais de produção, de laboratório, silvestres, domésticos e esportivos, além de explorar informações sobre algumas espécies do cerrado. Com a aparição de animais silvestres cada vez mais frequentes nas cidades, a atenção voltada para eles deve ser ainda mais cautelosa.

O agropecuarista Luis Carlos Chilanti notou a presença de um casal de araras em sua casa e acompanhou o desenvolvimento de um ninho feito no alto de uma palmeira. “Há três anos eu notei a aparição dessas araras, eu tinha duas palmeiras imperiais e uma delas morreu. Elas logo perceberam o tronco alto e ficaram vigiando por meses até sentirem segurança em relação a predadores”, relata.

“Elas começaram a cavar o tronco com mais ou menos 50 centímetros de profundidade para a construção do ninho. Nas duas primeiras vezes foram colocados um ovo em cada e agora na terceira ninhada vieram dois ovos”. Ainda segundo o agropecuarista, as araras fazem um trabalho incrível, tanto na construção do ninho, quanto no treinamento dos filhotes para a preparação dos primeiros voos. “Nós observamos elas de longe para não as assustar. Não podemos alimentá-las, mas vemos elas saindo para caçar comida na natureza”, finaliza.

A zootecnista Angélica de Paiva Vendramini Furtado, membro do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), explica o motivo desses animais silvestres serem tão importantes para a natureza e porque eles migram para os centros urbanos. “As araras têm papel fundamental para preservação do cerrado por serem dispersoras de sementes, contribuindo com a repovoação e manutenção da flora do cerrado. Com o avanço da tecnologia e aumento de plantações, pastos e lavouras essas aves estão se deslocando cada vez mais para as cidades em busca de natureza para se manterem vivas”, pontua.

Segundo a engenheira agrônoma e Gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), Cristiane Peres, a frequente aparição nas cidades está relacionada ao desmatamento e às queimadas nas matas. “Esses animais vêm para a cidade em busca de alimento e água, durante a época de seca, quando mais queimam as matas, eles aparecem com mais frequência para lutar pela sobrevivência”, pontuou.

A gerente informa sobre a forma correta de agir ao se deparar com algum destes animais em casa ou na rua. “Orientamos sempre a população para que não se aproximem dos animais e nunca tente alimentá-los. O correto é entrar em contato com um órgão competente o mais rápido possível para que seja feito o resgaste de maneira correta, principalmente se estiver ferido”, esclarece.

As autoridades devem ser contatadas através dos seguintes contatos: Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) pelo 3218-2731; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nos números 3218-2659 (atendimento ao usuário), 3218-2657 (Fauna) e 08000 63 1155 (linha verde); além do Corpo de Bombeiro Militar (CBMTO), pelo 193.

Comitê Pró-Animais

O papel do Comitê Pró-Animais é promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.

O Comitê realizou a I Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, entre os dias 06 e 09 de outubro deste ano de forma virtual, através de palestras, com o objetivo de estimular uma reflexão acerca dos direitos dos animais.

O secretário do Meio Ambiente Estadual, Renato Jayme, destacou que outubro foi um mês de reflexão e muitos debates acerca dos direitos dos animais. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor as demandas das instituições que atuam cuidando dos animais, e com isso, foi possível alinhar planos que possam resguardar ainda mais os direitos dos animais”, pontuou.