Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Lançado em 2019 no Brasil, o novo aplicativo de audiolivros Storytel conta com um catálogo extenso com mais de 300 mil obras e tem consagrado cada vez mais como um dos aplicativos de leitura favoritos dos brasileiros.

Fundada em 2005 pelos empreendedores suecos Jon Hauksson e Jonas Tellander, a Storytel rapidamente cresceu como um dos principais serviços de streaming de audiolivros e podcasts no mercado europeu.

Com sede em Estocolmo na Suécia, o serviço atualmente está presente em mais de 20 países e conta com uma área de publicação de novos livros e audiolivros, contando inclusive com a parceria de um conjunto expressivo de editoras renomadas, como a People's Press e a StorySide, além da Zstory, um inovador sistema de streaming de periódicos.

Qualquer interessado pode se cadastrar através de um e-mail ou do Facebook e aproveitar 14 dias de forma gratuita, mas depois desse período de teste o serviço passa a custar 27,90 reais por mês. Os valores já tornam o serviço um dos mais em conta para os milhões de brasileiros que possuem celulares, mas para efeitos de comparação, a concorrente Audible custa 14,95 dólares em seu plano mais básico, enquanto a Ubook cobra 29,90 reais pelo serviço normal e 49,90 por uma modalidade que também dá acesso a um livro físico mensalmente.

Ainda, vale mencionar que é possível cancelar o serviço a qualquer momento e o acesso aos livros e a cobrança do cartão registrado serão encerrados de forma automática para o usuário que realizou o cancelamento.

Catálogo repleto de obras imperdíveis

É claro que o principal fator responsável pela assinatura de um serviço são as inúmeras obras que ele permite acessar e aqui há motivos de sobra para os futuros ouvintes se registrarem na plataforma.

O catálogo da Storytel é vasto, mas existem diversos autores e obras que se sobressaem. Por exemplo, é possível encontrar a obra completa da famosa autora britânica Jane Austen.

Todos os romances merecem ser lidos, mas clássicos como “Orgulho e Preconceito”, “Emma” e “Persuasão”, realmente mostram todo o talento da autora para gerar histórias emocionantes que envolvem diálogos afiados, amores impossíveis e até mesmo comentários sobre personagens através da forma como eles jogam os atemporais jogos de cassino.

 Audiolivros ficam disponíveis no celular para escutar em qualquer lugar

Outra autora britânica imperdível que também pode ser encontrada na plataforma é a famosa Agatha Christie. Vale a pena conferir todas as aventuras do detetive Poirot disponíveis na Storytel, mas “E não sobrou nenhum” é uma das mais bem recomendadas.

Isso se deve principalmente ao fato de que a obra é narrada pelo astro da dublagem brasileira Mauro Ramos. Fã confesso de Agatha Christie, Ramos utiliza todo seu talento adquiro em anos de dublagem para dar vida para o romance e tornar a experiência algo único.

Quem prefere clássicos modernos de fantasia também não irá se decepcionar com o acervo disponível. Além dos romances de “Game of Thrones” e “Harry Potter” em inglês, a Storytel também conta com as histórias do bruxo Geralt de Rívia totalmente em português.

Escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski e adaptada com sucesso para uma série da Netflix com Henry Cavill no papel principal que deve ganhar uma segunda temporada em breve, a série de um dos caçadores de monstros mais famosos do mundo também é narrada de forma magistral por Ramos e a história salta das páginas com sua interpretação.

É impossível completar a lista de obras recomendadas sem falar dos audiolivros de H. P. Lovecraft e o grande destaque aqui vai para “The Color Out of Space”. Romance favorito do escritor e um dos seus contos mais aclamados, a obra conta a história de um meteorito que caiu na cidade fictícia de Arkham em Massachusetts e as diversas consequências que surgem disso.

Inclusive, o livro foi recentemente adaptado para o cinema com o premiado ator Nicolas Cage em um dos papeis principais e o longa foi considerado uma das melhores adaptações já feitas das histórias de Lovecraft pela crítica especializada.

Muitas obras ainda devem ser lançadas no futuro

Como já foi mencionado, existem mais de 300 mil títulos no catálogo da Storytel e o número não para de aumentar. Existem diversos audiolivros planejados para o futuro e os usuários que assinarem o serviço devem contar com ainda mais milhares de audiolivros nos próximos anos.