Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O concurso de identidade visual da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) chegou à fase de votação popular. Agora, as três propostas que foram melhor avaliadas pela comissão técnica passam por eleição online. Para votar, clique aqui. Confira abaixo as propostas que estão concorrendo.

O formulário de votação apresenta as propostas de cada candidato, compostas por marca, bandeira e brasão. Há também uma descrição feita pelos próprios criadores em que explicam o motivo da escolha de cada elemento gráfico da proposta. O sistema não limita o número de votos por pessoa, que pode participar de qualquer lugar.

O concurso para criação da identidade visual da nova universidade foi lançado em setembro e recebeu mais de 20 inscrições, das quais 11 foram homologadas. Na semana passada, saiu a lista com a pontuação de cada proposta e as três melhor avaliadas seguem para votação popular. A campanha vai até o dia 20 de novembro e no dia 24 está previsto para sair o resultado final.

UFNT

 A ideia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nasceu em 2015 com o movimento de estudantes, professores, servidores e organizações civis que, a partir do desmembramento dos Câmpus de Araguaína e Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conquistariam autonomia financeira e pedagógica, tornando-se uma nova Universidade, e que alavancariam as pesquisas na região, promovendo o desenvolvimento social e econômico da região norte do Tocantins.

A UFT assinou termo de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) e é a universidade tutora da UFNT. Assim, a criação da UFNT atende à necessidade de expansão do Ensino Superior na região norte do estado, além de beneficiar cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

Em julho desde ano, o professor Airton Sieben foi nomeado reitor pró-tempore da UFNT para conduzir junto à universidade tutora o processo de transição. Em agosto, a Universidade foi cadastrada junto à Receita Federal e teve o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) criado. O CNPJ dá ainda mais autonomia à UFNT para estabelecer contratos e convênios.