Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião com empresárias da Capital, na manhã desta quarta-feira, 4, a prefeita de Palmas e candidata à reeleição pela Coligação Palmas Só Melhora!, Cinthia Ribeiro (PSDB), defendeu o protagonismo feminino na economia. “É preciso desenvolver políticas públicas para incentivar a autonomia das mulheres da cidade e do campo. Para isso, vamos implantar um Centro de Formação e Produção das Mulheres Empreendedoras de e criar o Programa Mulher Empreendedora”, anuncia.

A prefeita lembra que as mulheres lutam todos os dias por espaço e reconhecimento nos mais diversos segmentos da sociedade. “Lutamos por equidade e respeito. Cada mulher vive todos os dias uma luta em busca desse espaço, respeito e dignidade. Exemplo disso são os duros ataques que venho sofrendo nessa campanha. Com mentiras e críticas a minha aparência, família e atitudes. Mas sigo firme em defesa de Palmas e das famílias que acreditam sempre em dias melhores”.

Dentre as diversas ações em prol das mulheres, a prefeita Cinthia lembra que aproximadamente 80% dos titulares do benefício habitacional são mulheres chefes de famílias, garantindo assim a tão importante inclusão social para esses grupos. “Vamos inspirar mulheres a realizarem seus próprios projetos. E esse empoderamento vai começar desde cedo com a inclusão da matéria de Educação Empreendedora para alunos do Ensino Fundamental”.

Mulheres na economia

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que entre 2014 e 2019, quase 10 milhões de mulheres assumiram o posto de gestora da casa, enquanto 2,8 milhões de homens perderam essa posição no mesmo período.

 Outro dado importante levantado pelo Portal MEI, é de que o Tocantins possui 60 mil empreendedores individuais e destes, 41% é composto por mulheres. Um dos fortes segmentos econômicos, o da beleza, conta com 2 mil MEIs formalizados nessa área; desses cerca de 1.600 são do sexo feminino.

Quanto a escolaridade, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018, mostram que no Tocantins as mulheres apresentam maior média de escolaridade que os homens, no entanto, ganham 77% do salário deles, mesmo tendo uma produtividade 22% maior.