Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

O setor de tecnologia é o principal alvo de investimento por diferentes estados brasileiros. Em busca de acompanhar o mesmo crescimento, o Governo de Tocantins anunciou uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) em busca por empresas e empreendedores que podem se destacar na área. A ideia é ter uma participação maior de tocantinenses no Programa de Investimento em Startups Inovadoras.

Esse projeto foi todo planejado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com auxílio do Governo Federal, e tem como objetivo disponibilizar ajuda financeira para as startups que mostram potencial para crescer no futuro. É uma espécie de bolsa voltada para empresas que não conseguem financiamento com facilidade, algo que é comum em startups que não estão no eixo Rio-São Paulo de investimento.

Serão disponibilizados R$ 60 milhões para o projeto, sendo que cada startup vai levar um financiamento de R$ 1,2 milhão. Pode até parecer pouco para uma empresa do setor de tecnologia, mas é uma ajuda importante para alguém que está começando a tirar uma ideia do papel e buscando espaço para crescer. A ideia do Governo de Tocantins é conseguir um bom número de empresas do estado concorrendo por esse valor de financiamento.

As novas tecnologias nunca estiveram tão em pauta como agora em Tocantins. Durante a 6 ª Edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sigtec), que aconteceu no final de outubro, o Sebrae Tocantins realizou diversas palestras para mostrar como funciona o empreendedorismo no mercado digital. A instituição é considerada essencial para trazer bons resultados, no longo prazo, para este setor.

Áreas para crescer

Uma das principais características do mercado de novas tecnologias é a variedade. Com o avanço e o surgimento de cada vez mais inovações, diferentes setores estão passando por mudanças e abrindo espaço para iniciativas e startups que possam trazer algo mais. Isso aconteceu recentemente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que foi realizada virtualmente e conseguiu elevar o faturamento em mais de 30%, se comparado com o evento presencial de 2019.

Além do agronegócio em Tocantins, as novas tecnologias também estão afetando diferentes setores ao redor do Brasil. No campo econômico, como mostra um artigo da Revista InfoMoney, as corretoras digitais estão ganhando espaço na vida dos investidores ao oferecer plataformas cada vez mais fáceis para se investir no mercado financeiro. Essa agilidade virtual também é o trunfo do entretenimento digital. As principais plataformas de cassino online, que aparecem na lista da VegasSlotsOnline, por exemplo, possuem diversos benefícios, como chat ao vivo e promoções, para os fãs de pôquer, roleta e outros jogos online de aposta. Até mesmo o setor automotivo está passando por mudanças, como mostra a lista dos carros mais conectados com as novas tecnologias do portal Chaves na Mão. São itens que vão desde tecnologia Bluetooth até piloto automático.

Outra área que merece atenção, e que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, é a da saúde. As chamadas heath techs, que são empresas de tecnologia que atuam no setor médico, estão dominando alguns estados, como Belo Horizonte. Ainda em 2019, a Revista Época fez uma lista com as principais startups neste setor, que vão desde plataformas para médicos até farmácias online com auxílio de profissionais.

Destaque no Tocantins

Apesar do Governo buscar novas empresas para o Programa de Investimento em Startups Inovadoras, o estado de Tocantins já possui algum destaque com empreendimentos na área de tecnologia. Por exemplo, existem cinco comunidades diferentes que reúnem diversas empresas deste campo. São elas: a Startup Tocantins, concentrada em Palmas, a 153 Valley, que fica em Gurupi, a Chambary Valley, em Araguaína e, por último, a Jalapão Valley, que leva o nome da região onde se encontra.

Dessa forma, podemos perceber que Tocantins está acompanhando as evoluções do mercado de tecnologia. O impacto dessas inovações atinge o Brasil todo, e não seria diferente que chegasse por aqui. Existe ainda muito espaço para crescimento, e é exatamente nisso que programas como da Finep trabalham em cima. Os benefícios de investir são diversos, com impactos na educação e também na economia.

Incentivar novas startups do estado para conseguir um financiamento parece ser o plano do Governo. As inscrições para o Programa de Investimento em Startups Inovadoras vão até o dia 14 de dezembro, como foi explicado no Sigteg. A esperança é que o impacto nos próximos anos seja positivo, e que Tocantins consiga se destacar no mercado brasileiro de novas tecnologias cada vez mais.