Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom Prefeita Cinthia

Foto: Ascom Prefeita Cinthia

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) esteve no distrito Buritirana e no Projeto de Assentamento Entre Rios na manhã deste sábado, 7, para apresentar suas propostas voltadas à Zona Rural, e falar sobre os avanços em prol do homem do campo, a exemplo da Casa do Mel, já em fase final de implantação; e a construção de 35 tanques de piscicultura, seis deles já abertos. “É preciso repensar todas as políticas públicas voltadas para a Zona Rural. Já avançamos muito em dois anos e meio, quando assumi a gestão da Prefeitura de Palmas, mas é preciso avançar mais para que nossa Capital seja referência em agricultura familiar”, defende Cinthia.

Cinthia visitou alguns comércios em Buritirana e falou com o povo sobre seu Plano de Governo e o que realizou na sua gestão. “Recuperamos trecho da TO-030, de acesso a Buritirana; recuperamos e asfaltamos diversas ruas; e promovemos um Natal especial aos moradores. Darei continuidade a recuperação da malha viária, revitalizarei o Balneário e também pretendo construir uma nova praça.

A prefeita também falou sobre o intenso trabalho para recuperar 4.600 km de estradas rurais. “Anualmente essas estradas recebem patrolamento e colocação de cascalho. Os trechos considerados mais críticos foram alargados para diminuir o perigo para quem passa por lá.  Além das estradas recuperadas, dez bueiros e sete pontes foram construídos, e centenas de produtores recebem na porta de casa de equipe técnica especializada na produção de alimentos.

“A agricultura familiar rural e urbana como responsável por 48% dos alimentos presentes nas mesas dos palmenses, sendo uma importante fonte de renda para mais de 1 mil famílias de pequenos agricultores e pecuaristas, que estão atualmente cadastradas no banco de dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas”, acrescentou Cinthia.

Propostas para os próximos anos

- Intensificar a produção de farinha e polvilho no município, por meio da implantação de 5 fábricas de farinha e polvilho;

- Intensificar a produção de proteína animal por meio do Programa de Melhoramento Genético Bovino, e aumentar a produção de leite através do sistema de Inseminação Artificial;

- Incentivar o aumento da produção de galinha caipira;

- Incentivar a criação de peixes;

- Intensificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural;

- Intensificar o abastecimento interno ou agricultura familiar;

- Promover e incentivar a Regularização Fundiária Rural.