Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) está lançando curso a distância sobre criação sustentável de peixes redondos. Gratuito, ele faz parte dos esforços da empresa em Educação a Distância (EaD) e está disponível na plataforma de cursos on-line da Embrapa, que pode ser acessada neste link.

O curso está dividido em nove módulos, cada um abordando determinada temática (confira a sequência no final deste texto). Desde o que é necessário saber antes mesmo do começo da produção, passando por informações iniciais e chegando até a questões fundamentais como alimentação, qualidade da água e comercialização, o curso fala de todo o processo produtivo sustentável de peixes redondos.

É o primeiro curso on-line disponibilizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura. E está em diferentes formatos: textos, imagens, podcasts, animações em vídeo. No final de cada módulo, há uma avaliação referente àquele conteúdo. Para conseguir o certificado, o participante precisa acertar ao menos 70% das questões  apresentadas.

Hellen Kato é pesquisadora, trabalha na transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura e está à frente da equipe responsável pelo curso. Segundo ela, esse primeiro curso faz parte de uma série sobre produção sustentável de peixes amazônicos. E vem mais novidade aí: “o curso sobre produção sustentável de pirarucu já está em fase final de produção e deve sair nos próximos meses. Além disso, está em fase inicial um curso sobre cultivo de camarão marinho, mas fora desta série”.

Com relação ao curso e à participação dos interessados, a expectativa é positiva. “A expectativa é fornecer uma ferramenta para que técnicos multiplicadores possam buscar informação de qualquer lugar em que estejam e se capacitar, prestando assim uma assistência técnica de qualidade cada vez melhor para os produtores”, conta Hellen. E segue: “hoje essa realidade vem mudando, mas identificamos ao longo dos nossos anos na transferência de tecnologia que a aquicultura por muito tempo foi um assunto pouco debatido nas universidades de agrárias e temos muitos colegas que já estão no campo e precisam dessa formação, mas que muitas vezes não possuem tempo ou recurso para se deslocar a um centro e se capacitar. A EaD possibilita essa capilaridade e flexibilidade, é um formato que, dependendo da resposta que tivermos do setor produtivo e dos nossos públicos, poderemos sempre reformular e expandir”.

Conteúdo

São nove módulos, com os seguintes nomes – 1) O que saber antes de começar; 2) Iniciando a produção de peixes redondos; 3) Qualidade da água para a criação de peixes redondos; 4) Melhoramento e reprodução; 5) Larvicultura e alevinagem; 6) Alimentação e biometria; 7) Recria e engorda; 8) Sanidade de peixes redondos; 9) Processamento e comercialização

Certificado: obtido com pelo menos 70% de questões certas

A Embrapa Pesca e Aquicultura divulgou em outubro publicação em que discute oportunidades e desafios da EaD on-line na agropecuária. A pesquisadora Hellen Kato, a bolsista Kamila Lopes e o analista Diego Sousa, todos ligados a essa Unidade da Embrapa, assinam a publicação. Nela, os autores fazem um histórico dessa forma de educação no Brasil, que começou no início do século XX.

A publicação pode ser lida e está disponível para download neste link. Especificamente na área rural, os autores entendem que “o uso da educação on-line como mecanismo de educação através de ferramenta tecnológica pode contribuir para encurtar o tempo entre a geração, a transferência e a efetiva adoção de tecnologias, além de favorecer a difusão do conhecimento devido a sua abrangência”.

Falando da participação da Embrapa em educação on-line, a publicação cita a plataforma e-Campo, lançada em 2018: “o site é uma página web dentro do portal da Embrapa, sendo um espaço destinado à divulgação do ensino a distância desenvolvido com uma linguagem didática e de fácil entendimento, para alcançar um público formado por multiplicadores da assistência técnica e extensão rural, produtores, agentes/mediadores do agronegócio, estudantes e comunidade em geral”. O curso que a Embrapa Pesca e Aquicultura está lançando sobre criação sustentável de peixes redondos é mais um disponível na plataforma e-Campo.