Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação O Estado registra 65.906 pacientes recuperados do novo coronavírus O Estado registra 65.906 pacientes recuperados do novo coronavírus

Os esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com as gestões municipais, em garantir a menor propagação do novo coronavírus e o atendimento pontual em caso de contaminação resulta em números positivos. Mais de 85% dos pacientes infectados pela Covid-19 no Tocantins, já estão recuperados da doença, segundo dados do último relatório situacional divulgado pela pasta.

Atualmente, o Tocantins contabiliza 239.937 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 76.860 casos confirmados. Destes, 65.906 pacientes estão recuperados, 9.840 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.114 pacientes foram a óbito.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, desde o início da pandemia a gestão estadual não mediu esforços para conter, de forma efetiva, a proliferação do novo coronavírus. “O Tocantins sempre se manteve em posições de controle nos rankings epidemiológicos do país, está entre os estados brasileiros com menor taxa de letalidade da doença - 1,4%, e também foi o Estado que mais investiu recursos na saúde, 17,86% da receita corrente liquida”.

Tollini ressalta ainda que a pandemia não acabou e que todos os cuidados, como meios de prevenção permanecem inalterados, como o distanciamento, assepsia e uso de máscara. "O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas", enfatiza.

Hospitalizações

Desde o início do registro de casos de covid-19 no Tocantins ocorreram 2.225 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 1.829 (82,2%) internações em leito clínico e 396 (17,8%) em UTI. Neste período ocorreram 1.266 altas por melhora.

Uma dessas altas é do paciente Evangelista Ribeiro de Souza, 67 anos, que estava internado no Hospital Estadual de Combate à Covid-19, administrado pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), em Palmas, onde permaneceu por seis dias internado e recebeu alta nesta segunda-feira, 09.

Outra celebração da vida ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde a paciente Mariana Helena Moreira Rocha permaneceu por 11 dias internada na UTI Covid-19 e recebeu alta no dia 30 de outubro.

Ampliação

O Governo do Tocantins mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população. Dentre as ações de destaque está à entrega, no último dia 30 de outubro, dos primeiros 25 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi (HGG), aumentando a oferta de vagas em leitos exclusivos para Covid-19 que irão atender pacientes acometidos pela doença na região sul do Estado. Com a inauguração, a cidade de Gurupi passa a contar com 70 leitos, dos quais 20 são Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).