Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Gurupi, mais de cinco mil famílias ainda vivem sem acesso a moradia digna ou com renda familiar comprometida com o pagamento de aluguel. Para reverter este cenário, a candidata a prefeita pela Coligação Agora é a Hora, Josi Nunes, apresentou nessa segunda-feira, 9, em seu programa eleitoral, seus projetos para assegurar a realização do sonho da casa própria aos gurupienses.

“A maior segurança de uma família é ter um teto para morar. Não podemos admitir que uma cidade de 87 mil habitantes tenha mais de cinco mil famílias sem a casa própria. Por isso, nós vamos reativar a Política Habitacional de Gurupi, que há mais de oito anos está parada, sem novos projetos. Nós vamos suprir o déficit habitacional de Gurupi, vamos construir e entregar moradias para a população de baixa renda”, garantiu Josi Nunes.

Para executar os projetos habitacionais, Josi Nunes buscará recursos junto aos Governos Estadual e Federal. “Quando um gestor público trabalha em parceria, quem ganha é o povo. E nós vamos buscar apoio dos governos do Tocantins e Federal para novos projetos habitacionais, com acesso facilitado ao financiamento da casa própria. Vamos desburocratizar e acelerar a regularização de imóveis, construções e incentivo ao empreendedor local. A regularização fundiária dá dignidade e confiança para o proprietário ampliar e fazer a melhoria que achar necessária na sua casa”, explicou.

Sonho da casa própria

Os projetos de Josi Nunes para garantir moradia a quem precisa vêm ao encontro do sonho de gurupienses como a dona de casa Thalia Alves e a manicure Cristiane Carvalho. “A gente morava de aluguel, pagava com a maior dificuldade, aí fiquei dois meses sem pagar o aluguel porque estava desempregada e passei a morar de favor. Ah, o sonho da casa própria, tem muitos anos que eu luto para conseguir e nunca consegui. Já tentei várias vezes”, lamentou Thalia.

Sair do aluguel e ter uma casa para chamar de sua é o maior desejo de Cristiane.  “Meu sonho hoje é de ter a minha casa própria, de eu poder sentar e falar: ‘essa aqui é minha’. Eles poderiam facilitar o financiamento de uma casa, sairia muito mais em conta, porque a gente está pagando uma coisa que a gente sabe que vai ser minha, né?”, destacou.

Planejamento e confiança

Bárbara Gomes é engenheira civil e considera que o município de  Gurupi precisa reativar sua Política Habitacional. “Há mais de oito anos, não se entrega casas populares aqui para o nosso município. A gente vê que isso está ligado a uma falta de planejamento, de uma boa gestão, e acredita que esse planejamento venha com a gestão da Josi, que é uma mulher que trabalha com planejamento a longo prazo”, frisou.