Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Operação Eleições 2020 realizada pela Polícia Militar neste domingo, 15, está em andamento. A operação conta com o emprego direto de 1.650 policiais militares nos 139 municípios tocantinenses. De acordo com o balanço, a operação ocorre dentro da normalidade, com algumas ocorrências pontuais.

Em São Bento, um ônibus de turismo foi apreendido por transporte ilegal de eleitores. Durante a abordagem policial ao veículo não havia mais nenhum passageiro, mas foi encontrada uma lista com nomes de eleitores do município que foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral. Em Palmeiras do Tocantins, na BR-226, o proprietário de uma fazenda foi autuado pelo crime ambiental de armazenar substâncias tóxicas em desacordo com as exigências legais. Em sua propriedade foram encontrados 449 litros de gasolina e 110 litros de óleo diesel que estavam sendo armazenados e distribuídos irregularmente durante uma carreata política. Em Muricilândia, um homem também foi detido por transporte ilegal de combustível com 270 litros de gasolina.

Em Monte do Carmo, um homem de 23 anos foi autuado por Desacato e Desobediência/Descumprimento de Instrução da Justiça Eleitoral durante uma abordagem policial. Em Monte Santo, uma coligação partidária foi multada por aglomeração e aglutinação de pessoas e veículos sendo enquadrada no crime de Desobediência a decisão judicial sobre perda de direito. Um casal foi detido em Dianópolis por desobediência e dirigir inabilitado  gerando perigo ou dano durante uma carreata política.

Ainda conforme a Secretaria de Operação Integrada, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram registrados ainda crimes eleitorais como compra de votos, concentração de eleitores, desobediência às ordens da Justiça Eleitoral e transporte de eleitores.

O comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, destacou o trabalho que está sendo desempenhado pelos militares nas ruas e o papel do cidadão durante as eleições. Segundo ele, mais uma vez a PM cumpre seu papel, através do empenho dos policiais militares empregados na operação, de manter a ordem e proporcionar tranquilidade e segurança durante este pleito eleitoral. Os cidadãos tocantinenses também estão fazendo sua parte respeitando a legislação eleitoral, de modo que, apesar de alguns registros pontuais de ocorrências, as eleições 2020 ocorrem de forma tranquila em todo estado.