O prefeito eleito de Porto Nacional/TO, Ronivon Maciel (PSD), comemorou nesta segunda-feira, 16, a vitória nas urnas. “Quero agradecer primeiramente a Deus e ao povo de Porto Nacional que nos concedeu o voto de confiança e a vitória! A partir de agora iniciamos a consolidação da nossa aliança com o povo portuense. É tempo de nos unirmos, Prefeitura e povo, em prol de uma gestão para todos”, declarou.
Ronivon foi eleito com 11.294 votos (36, 84%), derrotando o segundo colocado, o ex-prefeito Otoniel Andrade (PTB), que recebeu 9.555 votos (31,17%), e também o atual prefeito, Joaquim Maia (MDB), que ficou em 3º lugar, com 9.497 votos (30,98%).
O prefeito Joaquim Maia reconheceu a derrota, agradeceu pelos votos recebidos e garantiu que cumprirá com todas as suas obrigações até o final do mantado, que se encerra em 31 de dezembro. “Nós fizemos o melhor de nós, entregamos o melhor para nossa população. Sabemos que a democracia é assim mesmo. Temos a compreensão e entendimento de que as coisas devem seguir em frente. Nosso esforço é sempre para que Porto continue andando para frente e temos a certeza de que nesse entendimento, estaremos cumprindo com toda nossa obrigação até o final do mandato”, afirmou Maia.
Ronivon e Maia já foram aliados. Em 2016 Ronivon foi eleito vice-prefeito de Porto Nacional na chapa de Maia. Neste ano eles romperam, culminando na renúncia de Ronivon Maciel para concorrer ao cargo de prefeito. Ele também já foi vereador em Porto Nacional entre 2013 e 2016.
Em 2020, Ronivon Maciel concorreu pela coligação Cidade que Queremos, composta por Republicanos, PSD, Cidadania, DC, PDT, PL, PSB, PSL e PV. O vice-prefeito eleito na chapa é Joaquim do Luzimangues (Republicanos)
Maciel tem 42 anos, é casado, natural de Porto Nacional. Formado em história e pós-graduado em gestão pública, sua principal ocupação é empresário.