No Tocantins, 92% dos eleitores indígenas aptos a votar nas Eleições Municipais 2020 compareceram às urnas nesse domingo, 15, totalizando 4.756 votos nas 29 seções eleitorais instaladas em aldeias indígenas do estado.
Na Aldeia São José, em Tocantinópolis, maior colégio eleitoral indígena do Tocantins, dos 656 eleitores aptos a votar, 622 cumpriram o dever de cidadão e ajudaram na escolha de seus representantes.
José Alves Xerente votou na Aldeia Porteira, em Tocantínia – local de votação com o maior número de eleitores Xerente. Para ele, a votação dentro da aldeia facilita a participação do eleitor indígena no processo eleitoral. “É uma ação muito importante para nós, índios. Antigamente era muito difícil, muitos não tinham transporte para ir votar na cidade; ter seção eleitoral aqui na aldeia deixa tudo mais fácil”, afirmou.
Além de eleitores, nestas eleições 48 candidatos indígenas concorreram nas eleições municipais e 116 contribuíram com o processo eleitoral trabalhando como mesários nos 20 locais de votação instalados em aldeias nos municípios de Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Santa Fé do Araguaia.
Pedro Pereira Xerente foi um deles e destacou os protocolos de segurança sanitária seguidos pela Justiça Eleitoral. “Temos álcool em gel para higienizar as mãos, protetor facial e todo mundo está usando máscaras, isso é importante para nós evitarmos essa doença que está aí espalhada no país inteiro”, frisou o mesário indígena
Segurança
A segurança dos locais de votação indígenas contou com apoio da Polícia Militar e das Forças Federais. Dez aldeias do Tocantins receberam reforços de militares do Exército Brasileiro que auxiliaram no transporte e guarda das urnas, bem como na garantia do livre exercício do voto e da apuração. A atuação está prevista no artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Outros dez locais de votação receberam o efetivo da Polícia Militar.
Ações de inclusão
Como ação permanente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para fomentar a participação indígena no processo eleitoral o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas realizou diversas atividades ao longo do ano. Além da distribuição de 4.640 unidades das Cartilhas Eleitorais Bilíngues para os Povos Indígenas do Estado, foi produzida uma série de vídeos nas línguas-mãe com informações objetivas sobre o processo eleitoral; e bate-papos virtuais sobre a temática.