Empresários do setor cultural e artistas de Araguaína terão
a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o auxílio federal da Lei Aldir
Blanc, nesta quarta-feira, 18. A Prefeitura de Araguaína, por meio da
Secretaria Municipal da Cultura realizará uma live, às 18 horas, para explicar
sobre os editais que dão acesso ao recurso de R$ 1.241.596,43. O prazo para
inscrições dos projetos terminam na sexta-feira, 20.
“Nós vamos explicar e depois iremos abrir para perguntas. Também estamos
formando grupos no Whatsapp para responder as dúvidas com mais agilidade”,
afirmou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira. Até o momento,
foram registradas 10 inscrições.
Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/wxi-mmvu-dbz ou abrir o
aplicativo Meet e digitar o código: wxi-mmvu-dbz.
Documentos
Os documentos e formulário foram publicados no Diário Oficial do Município do
dia 11 de novembro. É necessária a elaboração das propostas para serem
enviadas, até o dia 20 de novembro, no site da Prefeitura ou
entregues na Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer,
localizada à Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Setor Entroncamento, das 12 às
18 horas.
Cada edital homenageia um araguainense destaque na atividade para qual o
recurso será dedicado. O valor do investimento foi divido proporcionalmente a
demanda das categorias e pode premiar mais pessoas caso os projetos não
necessitem do valor máximo.
Os 10 editais
Do total, R$ 405 mil são do edital Mauriciu’s Bar que destinará o recurso para
a manutenção dos cerca de 44 espaços culturais, empresas e microempresas,
cooperativas, associações, instituições e organizações culturais comunitárias
existentes que tiveram suas atividades interrompidas por causa da pandemia
covid-19.
Na modalidade musicais online e/ou serenatas, o edital Cantor Smith Show
selecionará 100 ou mais iniciativas, no valor de até R$ 5.690.00 para execução
do projeto. Já o edital DJ Lartes, para apresentações on-line de DJs, será
oferecido para cerca de 17 artistas, que receberão até R$ 3 mil.
Já no edital Ator João Batista Vilela Neto, para artistas e técnicos de artes
cênicas (teatro, dança e circo), serão destinados até R$ 3 mil para cerca de 14
artistas. Na área de produções culturais, o edital Paulo Trindade premiará
cerca de 10 produtores, com no máximo R$ 5 mil cada.
O edital que leva o nome de Maria das Dores Souza da Silva contemplará 10 ou
mais técnicos em estruturas de eventos culturais, com até R$ 3 mil cada. Na
parte de fomento às artes plásticas, o edital Antônio Anísio auxiliará cinco ou
mais iniciativas com até R$ 5 mil.
O investimento em capoeira pelo edital Carlos Capoeira selecionará três ou mais
grupos cadastrados para premiação com até R$ 3.198,81 cada. No edital Malu da
Tapioca serão auxiliados 17 ou mais artesãos, artistas e cozinheiros
pertencentes a tradicional Feira Arte e Talento com até R$ 3 mil.
O último edital, com nome Escritor Francisco Concesso, beneficiará três ou mais
artistas da área literatura, mídias sociais e artes visuais, com até R$ 3 mil.