Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Receitas que identificam a cultura gastronômica de Palmas e Taquaruçu integram a programação da oficina com a chef de cozinha Ruth Almeida no projeto “Sabor que Toca” desta sexta-feira, 20. O último dia de atividade vai trazer receitas surpreendentes e inovadoras de pratos salgados como o chambari ao vinho, ceviche de tambaqui, moqueca de banana da terra e filé ao molho de buriti, dentre outros. Um café da manhã regional também será especialmente ensinado no último dia de atividade, com receitas de Bolo Jalapão, Bolo de Cupuaçu,  Paçoca  de Carne  Seca, Beiju de Maçã e Bolo de Mangaba.

A realização é do Sebrae Tocantins e as receitas foram desenvolvidas pela chef Ruth Almeida, a partir de produtos, temperos e elementos que marcam as raízes gastronômicas da região. A transmissão online e ao vivo pode ser conferida, de 8 ao meio-dia, pelo canal do Youtube do Sebrae Tocantins.

Segundo ela, o objetivo é valorizar os sabores e a identidade dessas localidades, a partir de seus produtos originários, história, características e ingredientes diversificados.  “Reunimos o que há de melhor em gastronomia em cada uma dessas regiões e transformamos em salgados, doces, que valorizam os produtos da nossa terra, que remetem à história e memória afetiva”, adianta Ruth Almeida.

Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a valorização, o resgate e a proteção dos hábitos e culturas alimentares e que remetam às raízes do Tocantins é uma tendência mundial de mercado. “Reforçamos a valorização da herança cultural gastronômica por meio da presença de ingredientes que são marcantes na culinária tocantinense. Hoje, o mercado pede que a gastronomia traduza de valores culturais, políticos, sociais, econômicos e históricos”, explicou.

Projeto

O projeto “Sabor que Toca” é realizado pelo Sebrae Tocantins e foi dividido em três etapas – Destino Jalapão (terça-feira, 17), Destino Serras Gerais (quarta-feira, 18) e Destino Palmas e Taquaruçu (sexta-feira, 20). Ao longo do projeto, já foram apresentadas receitas como carne de sol arretada, costelinha suína, galinha caipira, pudim de pequi, purê de inhame, ceviche de tambaqui, bolo de mandioca, torta de banana da terra e muito mais.