A Prefeitura de Araguaína prorrogou até essa segunda-feira, 23, o prazo para entrega dos projetos do auxílio emergencial ao setor cultural. Por meio da Lei Aldir Blanc, o Governo Federal enviou R$ 1.241.596,43 para apoiar projetos e ações virtuais, e também dar manutenção de espaços como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros.
De acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, a prorrogação é necessária porque muitos artistas tiveram dúvidas sobre a inscrição. “Nós fizemos uma live para explicar mais sobre a lei e creio que agora todos conseguirão entregar seus projetos. Atualmente temos 198 inscritos e esperamos mais de 250 até segunda-feira”, afirmou.
Documentos
Os documentos e formulário foram publicados no Diário Oficial do Município do dia 11 de novembro. As propostas devem ser enviadas no site da Prefeitura ou entregues na Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer, localizada à Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Setor Entroncamento, das 12 às 18 horas, desta segunda-feira, 23.
Cada edital homenageia um araguainense destaque na atividade para qual o recurso será dedicado. O valor do investimento foi divido proporcionalmente a demanda das categorias e pode premiar mais pessoas caso os projetos não necessitem do valor máximo.
Os 10 editais
Do total, R$ 405 mil são do edital Mauriciu's Bar, que destinará o recurso para a manutenção dos cerca de 44 espaços culturais, empresas e microempresas, cooperativas, associações, instituições e organizações culturais comunitárias existentes que tiveram suas atividades interrompidas por causa da pandemia covid-19.
Na modalidade musicais online e/ou serenatas, o edital Cantor Smith Show selecionará 100 ou mais iniciativas, no valor de até R$ 5.690.00 para execução do projeto. Já o edital DJ Lartes, para apresentações on-line de DJs, será oferecido para cerca de 17 artistas, que receberão até R$ 3 mil.
Já no edital Ator João Batista Vilela Neto, para artistas e técnicos de artes cênicas (teatro, dança e circo), serão destinados até R$ 3 mil para cerca de 14 artistas. Na área de produções culturais, o edital Paulo Trindade premiará cerca de 10 produtores, com no máximo R$ 5 mil cada.
O edital que leva o nome de Maria das Dores Souza da Silva contemplará 10 ou mais técnicos em estruturas de eventos culturais, com até R$ 3 mil cada. Na parte de fomento às artes plásticas, o edital Antônio Anísio auxiliará cinco ou mais iniciativas com até R$ 5 mil.
O investimento em capoeira pelo edital Carlos Capoeira selecionará três ou mais grupos cadastrados para premiação com até R$ 3.198,81 cada. No edital Malu da Tapioca serão auxiliados 17 ou mais artesãos, artistas e cozinheiros pertencentes a tradicional Feira Arte e Talento com até R$ 3 mil.
O último edital, com nome Escritor Francisco Concesso, beneficiará três ou mais artistas da área literatura, mídias sociais e artes visuais, com até R$ 3 mil.