Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os órgãos beneficiaram pacientes que aguardam na fila de transplante do Tocantins e São Paulo

Os órgãos beneficiaram pacientes que aguardam na fila de transplante do Tocantins e São Paulo Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes Os órgãos beneficiaram pacientes que aguardam na fila de transplante do Tocantins e São Paulo Os órgãos beneficiaram pacientes que aguardam na fila de transplante do Tocantins e São Paulo

A Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), juntamente com o Hospital Geral de Palmas, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizaram neste último domingo, 22,  a terceira captação múltipla de órgãos do mês de novembro. 

Foram captados rins, fígado e córneas que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam por transplantes nos Estados de Tocantins e São Paulo. Só no Tocantins são 78 pessoas aguardam por transplante de córneas. No Brasil, 46.906 pacientes  esperam  por algum tipo de transplante.

"A captação só foi possível graças a autorização da família de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, devido a um  traumatismo craniano, evoluiu para morte encefálica", explicou o enfermeiro Vinicius Boaventura, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HGP.

A diretora de Atenção Especializada, Dhieine Kaminiski, lembra que a doação de órgãos e tecidos só é possível após a autorização familiar. "Se você deseja ser um doador de órgãos converse com sua família", disse.