Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Aulões do projeto Aprova Brasil-Tocantins iniciaram nesta terça-feira, 24

Aulões do projeto Aprova Brasil-Tocantins iniciaram nesta terça-feira, 24 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Aulões do projeto Aprova Brasil-Tocantins iniciaram nesta terça-feira, 24 Aulões do projeto Aprova Brasil-Tocantins iniciaram nesta terça-feira, 24

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Editora Moderna, iniciou nesta terça-feira, 24, uma série de aulões que serão transmitidos pelo canal do YouTube da Pasta, TV Seduc Tocantins. As aulas de língua portuguesa e matemática fazem parte do projeto Aprova Brasil-Tocantins, recém implantado no Estado. 

A iniciativa tem como público-alvo os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e visa ao desenvolvimento da competência leitora e da competência matemática, por meio de uma série de recursos integrados. No primeiro momento, os estudantes receberam uma série de materiais didáticos e responderam a dois simulados, os resultados dessas provas serviram como base para as aulas.

“Há um grande time de profissionais engajado com essas atividades, na produção dos conteúdos e no auxílio dos estudantes. Para esses aulões, o resultado dos simulados serviu para identificar as dificuldades mais comuns entre os estudantes, que têm a oportunidade de sanarem todas as suas dúvidas”, explicou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

O material é voltado para as áreas de matemática e língua portuguesa. Nos conteúdos, serão desenvolvidas atividades de acordo com a matriz de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), considerando os descritores de acordo com o ano escolar que o estudante esteja matriculado, conforme os níveis. As transmissões são abertas e podem ser acessadas por qualquer pessoa que queira desenvolver suas habilidades nessas duas áreas.

A natureza dos conteúdos será importante, sobretudo nas áreas de trabalho em questão, em que os estudantes desenvolverão, principalmente, o formato procedimental, no qual o estudante recorda o conteúdo já estudado. Em matemática, por exemplo, há os jogos com desafios que consideram as capacidades lúdicas dos estudantes. Nos jogos, a criança deve compreender os enunciados das situações-problema que serão desenvolvidos no decorrer da aprendizagem.

Programação

Os aulões serão realizados ao longo desta semana e seguem o seguinte cronograma, por ano: 5º ano (português – 25/11, às 14h; matemática – 27/11, às 8h30);  6º ano (português – 25/11, às 15h15; matemática – 27/11, às 9h40); 7º ano (matemática – 27/11, às 10h45; português – 27/11, às 14h); 8º ano (matemática – 24/11, às 8h30; português – 25/11, às 9h40; 9º ano (português – 24/11, às 10h45; matemática – 25/11, às 10h45).