Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A filial de Araguaína/TO, da BRK Ambiental, tida como a maior empresa privada de saneamento básico do Brasil, foi a vencedora do prêmio Excellence in Resourcefulness Awards, entregue pela consultoria Frost & Sullivan, na categoria água. Os vencedores foram anunciados no último mês durante a Itron Utility Week (IUW).

A empresa, em parceria com a Accell (antiga Itron no Brasil), apresentou o melhor sistema de gestão hídrica na avaliação dos especialistas, com bom desempenho na gestão de perdas que ocorrem durante a distribuição da água na cidade e gerando uma economia de US$ 1,2 milhão.

Os resultados da premiação são divulgados após a avaliação dos melhores projetos desenvolvidos mundialmente. A efetividade de cada um dos trabalhos apresentados fica a cargo da auditoria da Frost & Sullivan. Os especialistas consideraram que a BRK mostrou no projeto uma boa solução para o desenvolvimento de uma gestão hídrica eficiente, que trouxe redução de custos na manutenção e operação do sistema. A Frost & Sullivan estimou também que houve uma economia de US$ 121,683 mil com o fluxo de água recuperado.

A vitória da BRK foi motivo de comemoração também para a Accell, uma multinacional recém-formada que passou a administrar todos os projetos da Itron desde junho no país, após ter assumido as operações da empresa na América Latina. "Ficamos muito felizes com esse prêmio, pois é uma vitória para o sistema hídrico do Brasil e uma conquista para a Accell, que chega ao mercado mostrando que possui a mesma excelência pela qual a Itron e seus parceiros, como a BRK, são reconhecidos", afirma o executivo.