Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os resultados das análises de 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros. No Tocantins, há relatos de pelos menos dois casos de recebimentos de pacotes com sementes não solicitadas.

De acordo com o Mapa, as análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que parte das amostras contem a presença de mais de uma praga em seu conteúdo.

No total, 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao país. Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no país pode ter impacto econômico negativo.

Em quatro amostras foram identificadas uma espécie quarentenária ausente - Descurainia sophia - considerada como planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada daninha nos campos de trigo da China.

Outras 15 amostras continham gêneros que tem espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta; de Brassica; de Chenopodium; de Amaranthus; e dos fungos Cladosporium; Alternaria; Fusarium; e Bipolaris.

Tocantins

No Tocantins, foram registrados dois casos ainda no mês passado. O primeiro deles foi em Araguaína, a cerca de 280 km de Palmas. Por lá, uma servidora pública recebeu pelos Correios um pequeno envelope com as sementes sem ter feito nenhum pedido. De início ela guardou o pacote, mas não plantou as sementes. Assim que soube que outras pessoas estavam recebendo o mesmo conteúdo em outros estados, mesmo sem ter feito nenhuma encomenda, ela entregou o material à Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec).

Dias depois, uma outra mulher também relatou à Adapec que encontrou um pequeno pacote com sementes dentro de uma mochila que havia encomendado da China. Ela também entregou o material à agência.

O Conexão Tocantins solicitou à Adapec informações sobre mais registros oficiais de casos semelhantes e qual foi o destino das sementes relatadas acima. Segundo a Adapec, em qualquer denúncia de recebimento de sementes de forma indevida, é coletada amostra e os dados sobre a data e o local de recebimento das sementes. Em seguida elas são encaminhadas para a Superintendência Federal da Agricultura- SFA/TO que enviará o material para um laboratório credenciado em Goiânia/GO. 

Orientações

O Mapa mantém o alerta aos cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas. 

Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o Ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. 

A orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Mapa ou o órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material.

Brushing

Já foi constatado por especialistas em comércio eletrônico que as sementes recebidas fazem parte de um tipo fraude para impulsionar lojas no comércio eletrônico. Trata-se da fraude conhecida como "brushing", uma estratégia de lojas online usada para criar avaliações falsas de supostos clientes a partir do envio de um item que simula uma compra. A partir daí a loja vendedora usa o código de rastreamento do produto para avaliar sua própria loja, visando melhorar sua reputação e, consequentemente, o ranqueamento da loja na plataforma de e-commerce responsável pela concretização da transação.

A maior parte dos pacotes originam-se de países asiáticos, como China, Hong Kong e Malasia.