Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins continua com dificuldades para coletar dados das Pesquisas Estruturais do ano de referência 2019 e volta a fazer um apelo para que os empresários e escritórios de contabilidade forneçam as informações necessárias. O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.

De acordo com a supervisora de Pesquisas por Empresas do IBGE Tocantins, Ângela Brito Anes, do total de 1.900 empresas selecionadas, 866 ainda não responderam o questionário, sendo que a maioria tem sede em Palmas. “Nós enviamos e-mail, tentamos contato por telefone, enviamos notificação pelos Correios, mas como a coleta está sendo feita por telefone algumas empresas bloqueiam o número ou o WhatsApp business e tem informante que diz que vai responder e não responde. Nós estamos sempre cobrando, mas estamos enfrentando essas dificuldades”, relatou.

A supervisora alerta que a empresa que deixar de fornecer as informações pode sofrer sanções. “Conforme a legislação, a inadimplência implica, entre outras penalidades previstas, na inviabilidade de fornecimento por parte do IBGE da certidão de quitação das obrigações com a Instituição, na hipótese de a empresa necessitar. Instituições públicas podem requerer à empresa a apresentação desta certidão, como parte da documentação necessária para participação em licitações e/ou ter acesso a incentivos públicos e o IBGE só a disponibiliza para as empresas que tenham respondido as pesquisas”.

Além de não receber a certidão de quitação do IBGE, está previsto em lei que a empresa que não fornecer os dados pode ter que pagar uma multa. “A legislação que ampara a atuação do IBGE tornou obrigatória a prestação de informações para fins de pesquisa, mas é necessário que o empresário se conscientize da importância dessas pesquisas para o planejamento socioeconômico do país, principalmente em tempos de pandemia”, enfatiza.

O IBGE destaca que os dados fornecidos são confidenciais, usados exclusivamente para fins estatísticos. Para esclarecimentos ou qualquer informações adicionais, a empresa ou escritório de contabilidade pode entrar em contato por telefone ou pelo endereço eletrônico: angela.anes@ibge.gov.br.

Pesquisas Estruturais

A Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa), a Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA-Produto), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), a Pesquisa Anual de Comércio (PAC) e a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) fazem parte do Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE. O objetivo desse levantamento é descrever as características básicas do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços.

As informações estatísticas e geocientíficas produzidas pelo Instituto são fontes fundamentais para o conhecimento da realidade do país e de cada estado. Através de suas pesquisas, o IBGE retrata características da sociedade brasileira, de sua população, economia e condições de vida, oferecendo um panorama completo de sua evolução ao longo do tempo.

A participação das empresas para as Pesquisas Estruturais é essencial. São estatísticas importantes para empresários de todos os portes, pois lhes permitem conhecer a sua conjuntura de mercado, o desempenho da sua área de atuação e a participação da sua atividade no PIB, que é o principal indicador econômico do país. Por isso, é crucial que os selecionados forneçam informações fidedignas.