Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As medidas objetivam evitar a disseminação da enfermidade

As medidas objetivam evitar a disseminação da enfermidade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As medidas objetivam evitar a disseminação da enfermidade As medidas objetivam evitar a disseminação da enfermidade

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) editou uma nova portaria nº 270, nessa terça-feira, 1º, suspendendo qualquer aglomeração de equídeos (asininos, equinos e muares), nos municípios de Araguatins, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia e Filadélfia. Além disso, restringe cavalgadas e tropeadas em outros 14 municípios circunvizinhos, permitindo somente aqueles eventos autorizados pela Agência. A medida adotada visa controlar o mormo nesta região após o surgimento de focos da doença. 

Os locais considerados limítrofes as regiões acima citadas são: Araguaína, Aragominas, Ananás, São Bento do Tocantins, Axixá, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Esperantina, Babaçulandia, Barra do Ouro, Goiatins e Palmeirante. Essa é a mais nova atualização, já que à medida que o saneamento das propriedades rurais é cumprido, os municípios saem do rol restritivo e outros que apresentarem focos entram.

Segundo o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocàdio, o objetivo das ações é conter o avanço do mormo no Estado, uma vez que foram registrados focos da doença nestas regiões. “Priorizamos a prevenção, pois se trata de uma enfermidade que pode também ser transmitida ao homem. Assim que as medidas sanitárias forem todas cumpridas e o trabalho de investigação concluído as áreas serão liberadas”, disse.

Prevenção

Não existe vacina ou tratamento para o mormo. O produtor rural deve ficar atento, realizar os exames regularmente nos seus animais, já que a validade é de 60 dias, exigi-los ao comprar um animal, evitar que ele tenha contato direto com outros. Caso o dono do equídeo suspeite que ele esteja infectado deve isolá-lo e comunicar imediatamente a Adapec. No manuseio deve ter cuidado redobrado, luvas e máscaras, e evitar ao máximo que ele tenha contato com outros animais e humanos.

A Adapec está à disposição nas suas unidades em todo o Estado e disponibiliza ainda o 0800 63 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14, para que os interessados tirem suas dúvidas e também denunciem o trânsito clandestino de animais. Outra plataforma disponível está no  link a seguir: https://adapec.to.gov.br/animal/notificacao-de-suspeitas-de-doencas-em-animais/ , onde o usuário poderá registrar suspeita da enfermidade.

Mormo

É uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos. Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

Tags: Adapec, campo