Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Além da escolinha, os participantes integram aulas de reforço para melhorar o rendimento escolar.

Além da escolinha, os participantes integram aulas de reforço para melhorar o rendimento escolar. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Além da escolinha, os participantes integram aulas de reforço para melhorar o rendimento escolar. Além da escolinha, os participantes integram aulas de reforço para melhorar o rendimento escolar.

O Instituto EDP, responsável pelas ações socioambientais do Grupo EDP, que por sua vez gere a Investco e a Enerpeixe no Tocantins, apoiará 38 projetos em 2021 por meio do seu edital. Ao todo, as instituições apoiadas receberão R$ 7 milhões e devem beneficiar diretamente mais de 73 mil pessoas. No estado do Tocantins, cinco projetos foram selecionados. As iniciativas são voltadas para áreas como idosos, saúde, criança e adolescente e esporte. Os projetos estão sediados ainda nos estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“A mobilização da sociedade é uma das ferramentas mais importantes para transformação. Acreditamos nisso e estamos muito contentes, com a certeza de que seguiremos dando nossa parcela de contribuição para que esses projetos sigam melhorando a realidade de nosso país”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Confira alguns projetos:

No Tocantins, o projeto Aprender e Crescer realizado pela Associação Atlética Atenas e patrocinado pela e Enerpeixe, por meio do Instituto EDP, contribui para que estudantes de escolas públicas desenvolvam habilidades educacionais e culturais por meio do esporte. Além da escolinha, os participantes integram aulas de reforço para melhorar o rendimento escolar.

Já a iniciativa Futebol de Rua pela Educação chega ao seu décimo ano baseada no conceito da educação pelo esporte. A entidade atuará em Guarulhos (SP),  Tramandaí (RS), Baixo Guandu (ES), São Gonçalo do Amarante (CE) e Laranjal do Jari (AP) com aulas voltadas à formação humana, e usa como regra principal o Fair Play (conceito vinculado à ética no meio esportivo), incentivando o drible e o "futebol arte" ao invés do gol. Além disso, os alunos são os árbitros de suas próprias partidas, sendo estimulados ao diálogo, companheirismo e protagonismo em todos os momentos.

A Associação Social Skate tem como proposta, a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de atividades esportivas, culturais e de lazer utilizando o skate como ferramenta de transformação social. O Projeto acontecerá em Poá, em São Paulo e beneficiará mais de 150 crianças e adolescentes do bairro Calmon Viana.

Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde – Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213). 

Para saber mais sobre o Instituto EDP, acesse: www.institutoedp.org.br