Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Não há calendário de vacinação previsto para o Tocantins

Não há calendário de vacinação previsto para o Tocantins Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde Não há calendário de vacinação previsto para o Tocantins Não há calendário de vacinação previsto para o Tocantins

A possibilidade de uma vacina que possa proteger contra o novo coronavírus (Sarscov 2) deixou muita gente otimista depois que algumas nações pelo mundo, como o Reino Unido e Rússia, anunciaram que devem começar a vacinar a população já na semana que vem.

Entretanto, no Brasil, uma campanha de vacinação pode não ser tão imediata quanto se gostaria. Apesar do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, ter afirmado nesta quarta-feira, 2, que o Governo Federal já negociou 15 milhões de doses da vacina do laboratório britânico AstraZeneca/Oxford para janeiro e fevereiro de 2021, as melhores expectativas são de que a imunização de grupos prioritários tenha início por volta do mês de abril do ano que vem.

“Pela análise que nós estamos fazendo junto com as diversas farmacêuticas que produzem as vacinas, a nossa perspectiva é de que tenhamos capacidade de vacinar a população brasileira a partir do primeiro trimestre de 2021”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

O Conexão Tocantins questionou a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) a respeito de um possível calendário ou cronograma de vacinação no estado. A pasta informou que, até o momento, “não há nada oficial sobre campanha de vacinação contra a Covid-19” e que “o Tocantins aguarda orientação do Ministério da Saúde, sobre logística, distribuição de doses e público-alvo”.

Enquanto o imunizante não chega as autoridades de saúde chamam a atenção para uma segunda onda de contaminação. O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM) publicou em suas redes sociais um alerta para a capacidade operacional máxima do sistema de saúde. “Os profissionais que se encontram em seus limites físicos e emocionais e os afastamentos decorrentes da covid-19 são necessários aos que adoecem nas equipes. As próximas semanas serão críticas e a prevenção é o melhor caminho”, diz o alerta.

Atualmente 115 pessoas com covid-19 estão internadas no Tocantins; 61 estão em leitos clínicos e outras 54 em UTIS-covid. Os dados são do portal Integra Saúde da SES. O último boletim epidemiológico do estado, divulgado ontem, informa que foram contabilizados 333 novos casos no Tocantins, totalizando 82.295 casos confirmados desde o início da pandemia; 6.704 pacientes ainda estão ativos e 1.170 pessoas morreram vítimas da doença.

Sem vacina e com número de casos ainda causando preocupação, as recomendações de isolamento social – quando possível – uso de máscara, evitar contato físico e a higiene frequente das mãos permanecem.

Alerta do CRM publicado nas redes sociais da entidade