Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Projetos ambientais que recebem apoio do Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) e  na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) representam nesta segunda-feira, 7, o Estado, na 2ª edição da Revista Abema 2020, de iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente.

Neste ano, a Abema acaba de lançar a edição de dezembro de sua revista, com o título “O desenvolvimento sustentável da Amazônia na percepção dos estados da Amazônia Legal”. Nessa edição, como indica o título, a matéria de capa reúne informações sobre as contribuições de estados que compõem a Amazônia Legal, além das contribuições especiais de diferentes estados do País, ao longo da revista e informações sobre os trabalhos da Câmara Técnica do Clima da Abema, Grupo de Trabalho da Abema e Integração de Gerenciamento Costeiro (GT Gerco) e Grupo de Trabalho da Abema Fauna (GT Fauna).

“É um orgulho para o Naturatins, o Governo do Tocantins e nosso Estado, mostrar projetos comunitários e de iniciativa dos brigadistas, que são bem sucedidos, sustentáveis e contam com o apoio dos gestores das unidades de proteção ambiental. Dos projetos ao produto da Revista Abema estão envolvidos o trabalho, a dedicação, persistência e determinação de inúmeras pessoas. Nesse momento, quero parabenizar a todos e ressaltar, que as equipes da APA do Jalapão, da APA Serra do Lajeado e seus respectivos parceiros recebem o merecido destaque e reconhecimento público”, declara Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“A presença humana nessas unidades é o exemplo de boas práticas, para o desempenho positivo do desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável, nas respectivas regiões do Estado. O aproveitamento equilibrado e a preservação de nossos recursos naturais nos enchem de esperança de estarmos no caminho certo, para assegurarmos um futuro provido dos benefícios na natureza e qualidade de vida para todos”, reitera Rafael Felipe, vice-presidente do Naturatins.

Magna Helena Almeida, secretária executiva da Abema, enfatiza que a revista é resultado do trabalho conjunto da equipe organizadora e da articulação precisa com as equipes de cada Estado e do Distrito Federal. “Todos abraçamos o desafio de lançar a 2ª edição da revista Abema, em dezembro, cumprindo os prazos de cada etapa, com muito capricho. E esse é o resultado, uma revista recheada de informações ambientais atualizadas por cada unidade da federação, com uma matéria de capa que destaca a perspectiva dos estados da Amazônia Legal. Fechamos um ano atípico, parabenizando e agradecendo a dedicação de todos”, adianta Magna Helena.

A Abema reúne associados titulares e suplentes, que são representantes de órgãos ambientais em um dos vinte seis estados brasileiros e no Distrito Federal. O Tocantins tem representantes titulares e suplentes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), entre os membros da associação.

Em parceria com a Abema e apoio à divulgação dessa edição, o Naturatins disponibiliza o link (versão digital completa) da Revista no mês dezembro, com acesso dinâmico, através do endereço eletrônico https://www.abema.org.br/midias/revista-abema/554-revista-abema-n-2-dezembro-2020 e estático através do endereço https://central3.to.gov.br/arquivo/541917/.