Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Peritos oficiais do Núcleo Especializado em Identificação Veicular

Peritos oficiais do Núcleo Especializado em Identificação Veicular Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Peritos oficiais do Núcleo Especializado em Identificação Veicular Peritos oficiais do Núcleo Especializado em Identificação Veicular

Peritos oficiais do Núcleo Especializado em Identificação Veicular (NEIV), do Instituto de Criminalística, unidade vinculada à Polícia Científica do Tocantins, identificaram por meio de exames periciais um veículo importado da marca BMW. O veículo havia sido adulterado com a finalidade de se passar por outro da mesma marca e modelo com as mesmas características, popularmente conhecido como clone. Após a identificação, o veículo encontra-se apto à regularização para posterior devolução ao verdadeiro proprietário.

Os peritos obtiveram êxito na identificação do veículo após a realização de exames específicos, tais como o exame químico metalográfico, em que mesmo havendo supressão ou adulteração por parte dos criminosos há a possibilidade de revelar e visualizar os caracteres originais do veículo periciado. Além do exame químico, os peritos destacam outras técnicas e elementos que auxiliam na identificação dos veículos.

Segundo o perito oficial responsável pela identificação do veículo, Roberto Mielle Dias da Silva Ribeiro, o ataque químico é uma das técnicas periciais que revelam a numeração de identificação do veículo suprimido geralmente por lixamento. “Contudo, a perícia se utiliza de outros métodos forenses para a identificação de veículos, outros elementos, em consonância com as pesquisas junto à Base de Índice Nacional” ressaltou.

A superintendente de Polícia Científica, Dunya Spricigo, destacou que as perícias de identificação veicular impedem que veículos clonados circulem pelas rodovias, evitando que os mesmos sejam utilizados para o cometimento de crimes.

Núcleo

Em 2020, o Núcleo Especializado em Identificação Veicular foi responsável pela realização de 619 perícias, resultando no aumento da eficiência das investigações policiais, além do retorno de veículos furtados ou roubados para seus devidos proprietários.

O NEIV conta atualmente com peritos oficiais com formação acadêmica em áreas correlatas e em grau de pós-graduação e mestrado.  Dentre os exames periciais disponibilizados pelo núcleo constam: identificação veicular em veículos automotores, reboques e semirreboques, embarcações, implementos agrícolas, regularização administrativa para baixa definitiva e remarcações de chassi/motor, além de perícias em veículos para leilões oficiais.

Além de atender as demandas relacionadas às perícias criminais, o núcleo, que está instalado na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), em Palmas, atende também os usuários do Detran e empresas de vistorias terceirizadas de todo o Tocantins.