Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

O trabalho técnico social (TTS) será voltado às 2.530 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida

O trabalho técnico social (TTS) será voltado às 2.530 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes O trabalho técnico social (TTS) será voltado às 2.530 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida O trabalho técnico social (TTS) será voltado às 2.530 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou na manhã desta segunda-feira, 14, um contrato com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para que sejam ofertadas palestras e cursos profissionalizantes nos setores Lago Azul 1, 3 e 4. O trabalho técnico social (TTS) será voltado às 2.530 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal e tem o objetivo de auxiliar as famílias no processo de entrada no mercado de trabalho.

“Este convênio que estamos firmando é um trabalho que finaliza a implantação dos conjuntos habitacionais, dando não apenas moradia à população, mas também oportunidade de melhorar a qualidade de vida, aprendendo uma profissão e ganhando espaço no mercado de trabalho”, diz o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Ao todo, serão 127 cursos profissionalizantes oferecidos durante um período de 6 meses. Cada bairro beneficiado receberá uma Unidade de Atendimento do Sesi com o acompanhamento de um assistente social para que sejam feitas as inscrições.

“A escolha dos cursos foi baseada em um levantamento realizado nos próprios bairros, de acordo com a demanda dos moradores e vão desde cursos para salgadeira, secretariado, técnico em computação, e panificação”, explicou a secretária municipal da Assistência Social, Fernanda Ribeiro.

Para toda a família

Além dos cursos profissionalizantes que totalizam 3.810 vagas, também estão programadas ações para desenvolvimento social e saúde, com atividades recreativas para as crianças, caminhada ecológica, palestras de prevenção ao uso de drogas, educação financeira, uso racional de água e energia, prevenção ao não uso de drogas e sexualidade na adolescência, cinema, plantio de mudas, entre outras.

Outros setores que já receberam esse benefício, como Vila Azul, Construindo Sonhos e Costa Esmeralda,  também terão oferta de cursos para o próximo ano, a previsão é que as aulas sejam iniciadas a partir do mês de fevereiro de 2021.