Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes Reunião do Conselho ocorreu virtualmente e reuniu representantes de nove estados Reunião do Conselho ocorreu virtualmente e reuniu representantes de nove estados

Representando o Governo do Tocantins, o vice-governador Wanderlei Barbosa participou na manhã desta terça-feira, 15, da 21ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O encontro ocorreu de forma virtual e reuniu representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão, além do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho.

Lembrando que o Conselho Deliberativo da Sudam é um órgão colegiado que acompanha e avalia a execução dos planos dos programas regionais da Amazônia, o vice-governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância da atuação do Conselho e a preocupação do Tocantins em preservar e desenvolver a Amazônia Legal.

“Ficamos felizes quando ocorrem estas reuniões porque sabemos da importância deste órgão em acompanhar e determinar medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos que visem o desenvolvimento dessa região tão importante do País. O Tocantins tem uma grande preocupação e dispensa uma atenção especial à Amazônia Legal. Ao longo de todo o ano nós desenvolvemos diversas ações como as de combate a queimadas, ao desmatamento e buscamos inibir práticas que venham prejudicar esta área”, afirmou o vice-governador.

Presidindo a reunião, o ministro do Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho, Rogério Simonetti, falou da preocupação do governo federal em inserir a população que mora na Amazônia Legal em um desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo. “Para isto, precisamos trabalhar de forma sistêmica e multisetorial, consolidar ainda mais esta parceria que já é muito forte e conta com a participação do governo dos nove estados. Estamos falando de quase 60% do território nacional e não tem como pensar em desenvolvimento sustentável para a Amazônia sem que haja uma forte união neste sentido”, lembrou o ministro.

Também participando da reunião, a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos, ressaltou que a Superintendência acredita que o desenvolvimento sustentável deve perpassar principalmente pelas pessoas que vivem na região. “Tem muito se falado sobre a Amazônia, sobre a floresta, que é um discurso legítimo, mas temos que incluir neste discurso os mais de 20 milhões de habitantes que vivem em nossa região e precisam de mobilidade, de inclusão, de água tratada, de logística. Isto é um desafio que exige ações sistêmicas, multisetoriais, e por isso convoco a todos para que possamos andar de mãos dadas, retomar o protagonismo desta autarquia do Governo Federal que está na região, que tem um corpo funcional de excelência e que conhece muito bem os rincões da Amazônia”, reforçou.

Fazendo uso da palavra, o governador do Amapá, Waldez Góes, falou das expectativas para o próximo ano. “Temos muitas expectativas para o ano de 2021. Mesmo sendo desafiador, esperamos que possa vir recursos novos para reanimar a economia da Amazônia, do Brasil. Ficamos felizes porque este Conselho e a Sudam são muito importantes e reforçam o nosso comprometimento de ter uma maior aproximação dos estados da Amazônia Legal com o Ministério do Desenvolvimento Regional e mais especialmente com a Sudam”, destacou.

Deliberações

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram as seguintes pautas: proposta que trata do ajuste no Plano de Aplicação de Recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) do exercício de 2020, elaborado pelo Banco da Amazônia; ato que trata sobre o estabelecimento de diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do FNO para o exercício de 2021; proposta que trata sobre a programação de financiamento do FNO para 2021; proposta de calendário das reuniões do Condel e proposta relativa ao relatório anual de atividades do FNO, referente ao exercício de 2019.