Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ronys Rocha

O prefeito Saulo Milhomem, acompanhado pela secretária de Educação Fernanda Fialho, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 21, o primeiro aluno da rede municipal de ensino a ser premiado por uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O estudante Luis Fernando Pereira da Silva, de 14 anos, do 8º ano da Escola Municipal Boanerges Moreira de Paula, além de ser o primeiro aluno da rede municipal de ensino de Miracema a ganhar o prêmio, destaca-se também por ter sido o único estudante de uma escola da zona rural a ser premiado em todo o Estado do Tocantins. Questionado sobre sua motivação, ele respondeu: "O estudo é o melhor caminho para buscarmos oportunidades e reconhecimento, por isso continuarei me dedicando e estudando cada vez mais”.

“Estamos felizes e orgulhosos por ter o aluno Luís Fernando em nossa rede de ensino, estudante focado e dedicado, que mesmo diante da pandemia não deixou de estudar e de aproveitar as oportunidades”, frisou a secretária de Educação Fernanda Fialho.

O professor de matemática Lucas de Lucca, também falou da sua satisfação em ter um aluno medalhista, “esta medalha e também a premiação dada a Secretaria Municipal de Educação, são a soma dos esforços de todas as esferas e do empenho do Luís Fernando, parabéns a todos os envolvidos”. 

De acordo com informações do coordenador regional da OBMEP, Paulo Cleber Mendonça Teixeira, 18 milhões de alunos participaram da olimpíada em todo o país, sendo 186 mil do Tocantins, dos quais, os premiados têm direito a uma bolsa e registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como pesquisador Júnior por um ano; bolsa de incentivo ao ingressar na universidade, seja qual for o curso e inserção no mestrado na área de exatas.

Além da premiação ao aluno da rede municipal, o ex-aluno do Colégio Tocantins, Enzo Alves Rodrigues, de 16 anos, prestes a ingressar no curso de Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), também recebeu sua medalha. Outros dois estudantes do Colégio Tocantins foram premiados, mas não puderam comparecer.

A diretora da Escola Municipal Boanerges Moreira de Paula, Selma Ribeiro Rodrigues, destacou o quanto esta gestão foi atenta às necessidades da educação, “sempre tive retorno e resolutividade por parte da secretária de educação, obrigada a toda gestão por incentivar, acreditar e dar todo o apoio, principalmente às escolas do campo”, concluiu a diretora.

Emocionado, o prefeito agradeceu o reconhecimento do trabalho desenvolvido e recordou o quanto a gestão se esforçou para fazer com que a Educação avançasse. “Apesar das dificuldades conseguimos progredir e chegar bem próximo do nosso objetivo. Climatizamos escolas e creches, aderimos a novos programas educacionais, retomamos a construção da creche no setor Mustafá Bucar, adquirimos novos ônibus e firmamos parcerias importantes ao longo destes dois anos. Obrigado a todos que contribuíram para que este desenvolvimento fosse notório”, concluiu o gestor.

Presentes

Também estiveram presentes na premiação o professor de matemática e vereador eleito, Lucas de Lucca, a professora de matemática e ex-diretora regional de educação de Miracema, Maria do Socorro da Silva; Weber Macedo Andrade, responsável pela logística das avaliações da OBMEP no Tocantins, Selma Ribeiro Rodrigues e diretora da Escola Municipal Boanerges Moreira de Paula.