Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Governador Mauro Carlesse e o coronel Reginaldo Leandro no lançamento da obra de construção do novo QCG

Governador Mauro Carlesse e o coronel Reginaldo Leandro no lançamento da obra de construção do novo QCG Foto: Luiz Henrique

Foto: Luiz Henrique Governador Mauro Carlesse e o coronel Reginaldo Leandro no lançamento da obra de construção do novo QCG Governador Mauro Carlesse e o coronel Reginaldo Leandro no lançamento da obra de construção do novo QCG

Com a pandemia, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) se readequou para continuar prestando atendimento de qualidade ao cidadão e celebrou novidades e andamento de projetos vislumbrados há anos, como o início das obras do novo Quartel do Comando Geral (QCG), a nova e definitiva sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), o recebimento de diversas viaturas de resgate e caminhões de combate a incêndio, além de equipamentos para o setor operacional do CBM e a Defesa Civil Estadual.

Para o comandante-geral do CBMTO e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, o ano foi atípico e, apesar dos ajustes devido à Covid-19, o atendimento à população foi mantido. “Esse é um período diferente e cheio de desafios com a pandemia. Tínhamos muitos cursos programados para 2020 e, de repente, até o atendimento ao público teve que ser readequado à nova situação para a segurança da nossa tropa e da população”, frisa.

Ainda em junho deste ano, o governador Mauro Carlesse autorizou o início das obras do novo QCG. A construção é um marco na história do Corpo de Bombeiros Militar e pretende ser um novo cartão postal da Capital, na entrada oeste da cidade. “É uma obra de extrema importância para a corporação, muito bem localizada, superou todas as fases para sua execução e, hoje, é uma realidade, tanto que a parte de fundação já está toda pronta e estamos partindo para a parte estrutural. A previsão é inaugurá-la em 2021”, pontua o comandante.

Com recursos oriundos de emendas de deputados estaduais e federais, o CBM adquiriu seis novas Viaturas de Resgate, todas já entregues às unidades da corporação na Capital e no interior; e está finalizando a compra de outras três que deverão ser entregues ainda em 2020. “As viaturas operacionais são extremamente importantes, pois dão condição de trabalho aos nossos bombeiros, além de oferecer à população um atendimento adequado”, relata o comandante.

Outras obras

Além da aquisição de material e equipamentos de trabalhos e novas viaturas, outras obras deverão ser executadas, visando ao bem-estar e ao aperfeiçoamento constante da tropa em prol da sociedade. O comandante Reginaldo Leandro da Silva afirma que o foco é revitalizar a estrutura física das unidades do CBMTO.

“Já temos recursos alocados para a construção da piscina semiolímpica, para o CTO [Centro de Treinamento Operacional], além de outras estruturas como a casa de fumaça, construção de garagem para as viaturas e os barcos da Cibs [Companhia Independente de Busca e Salvamento], reforma e construção de alojamentos no 1º Batalhão de Bombeiros, reforma do atual QCG e já estamos projetando o Quartel de Bombeiros de Porto Nacional [5ª Companhia]. Tudo isso para melhorar as condições de trabalho dos nossos militares e um melhor atendimento à população”, resume o comandante.

Operacional

A corporação registrou uma queda de 17,08% nas ações operacionais até ao final de novembro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando 2.098 atividades a menos. “Como as pessoas saíram menos de casa e muitas estavam em trabalho remoto, os índices de acidente de trânsito, que são elevadíssimos em nosso Estado, sofreram esse decréscimo”, argumenta o tenente-coronel Cléber José Borges Sobrinho, comandante Operacional.

Ações

Na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, também ligada ao CBMTO, as atividades foram intensas desde o início do ano. O período começou com apoio a dezenas de famílias em alguns municípios do Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins, que estavam sofrendo com as inundações provocadas pela elevação do nível da água dos rios.

A coordenadoria também teve grande atuação na segurança de barragens em várias cidades do Estado, dando apoio às Prefeituras na constituição dos Planos de Contingências Municipais.

“Queremos fechar 2020 com o treinamento do sistema sonoro de alerta e alarme em, pelo menos, uma barragem. Pela lei, a responsabilidade é do município e da empresa dona do empreendimento. A Defesa Civil Estadual participa ajudando a trazer novos atores para o sistema e integrar todo mundo”, conta o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Umas das maiores ações da coordenadoria foi relacionada ao combate aos incêndios florestais, reunindo apoio de outros órgãos parceiros para levar estrutura, pessoal e conscientização aos municípios. Para o tenente-coronel Erisvaldo Alves, “o ano foi proveitoso e, com essas ações, conseguimos reduzir o número de focos de queimadas no Estado”.

“O Tocantins melhorou sua situação em relação ao ano passado. Os números são bem interessantes, pois ao contrário de outros estados que apresentaram aumento no número de focos de calor, o Tocantins apresentou redução”, frisa o tenente-coronel.