Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/Dicom-CMP

A Câmara de Palmas homenageou nesta quinta-feira, 7, a ex-presidente da Casa, Maria de Jesus Mendes Vieira, conhecida por Maria da Balsa. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal. A ex-vereadora foi recepcionada pela presidente Janad Valcari (Podemos) pelos parlamentares e servidores da instituição.

Maria da Balsa foi a primeira mulher a exercer um mandato de vereadora na Capital do Tocantins. Durante a terceira Legislatura entrou para história política do Estado quando foi eleita para presidir a Casa de Leis.

Durante o ato, a presidente da Câmara, professora Janad Valcari destacou a importância da homenageada. “Temos aqui hoje pessoas honradas com sua presença, mulher aguerrida que a senhora é. Quando soube que foi a primeira e única mulher desta Casa, me deu mais garra, mais coragem para desempenhar o meu trabalho. Então, hoje tem uma presidente mulher, espelhada na sua coragem, na sua garra, pois você lutou, batalhou. Hoje temos quatro parlamentares mulheres vereadoras e guerreiras, que estão aqui para lutar pelo povo que são minhas companheiras: Solande Duaillibe, Laudecy Coimbra e a professora Iolanda, fico feliz em dizer que sempre serei sua eterna filha”, lembrou Janad.

Maria da Balsa agradeceu a presidente Janad pela homenagem que lhe foi concedida. “Não tenho palavras para agradecer, me sinto honrada em ter sido a primeira mulher a presidir a Casa. Ninguém acreditava que eu seria eleita. Aqui tenho muitas pessoas que considero como filhos. Fico lisonjeada em receber essa honraria”, agradeceu Maria.

Na ocasião, o vice-presidente Rubens Uchôa (Cidadania), lembrou que é a vez das mulheres ocuparem espaços de poder. “Chegou o tempo das mulheres fazer esse trabalho, tudo no tempo de Deus. Essa renovação não aconteceu somente em Palmas, porque é uma renovação de ideias e de conceito. Acredito muito no trabalho que a Janad irá desenvolver nesta Casa seguindo os conselhos e a sabedoria de nossa Maria da Balsa” refletiu Uchôa.