Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Rogério Ramos

O Auditório da Prefeitura de Paraíso do Tocantins recebeu na manhã desta segunda-feira, 11, a primeira reunião geral com diretores das escolas e creches municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Juventude. A reunião de trabalho que contou com a presença do Prefeito Celso Morais; da Vice-Prefeita, Raquel Ogawa; e do Secretário da pasta, Deley Oliveira.

Antes do início dos trabalhos técnicos, aconteceu um momento devocional, com a participação da Pastora Iria Valle, da Igreja Batista Ágape. Logo após, o Secretário deu as boas-vindas aos presentes e passou a palavra ao Prefeito Celso Morais e a Vice-prefeita, Raquel Ogawa.

Na oportunidade, Celso Morais destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação e pediu ênfase na valorização do ser humano no processo educacional. “Esse é um momento para nos conhecermos e traçarmos metas para este ano. Nosso maior desejo é trabalhar a volta às aulas presenciais, onde iremos analisar de forma responsável, junto a equipe da educação”, explica.

O prefeito também comentou sobre novas obras que devem chegar a Paraíso na área da educação. “No final de 2020 tivemos acesso há algumas emendas parlamentares e conseguimos recursos para a construção de uma nova escola na região sul da cidade, no Setor Nova Fronteira”, informa o prefeito.

Dentre os objetivos macros apresentados, estão a valorização do ser humano; a intensificação do processo de formação continuada; a sistematização do trabalho pedagógico, financeiro, jurídico e administrativo; a implantação no município do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Educacional; além da execução de ações com foco no crescimento quantitativo, protagonismo estudantil e reflexos no IDEB; parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos jovens, relacionadas ao mercado de trabalho e negação às drogas.

De acordo com Deley Oliveira, a reunião trará direcionamento aos trabalhos educacionais. “Estamos apresentando uma pauta em relação a toda educação municipal, o ensino, os dados, os índices e a questão da pandemia para direcionarmos o trabalho educacional. Temos o desejo que retorne as aulas presenciais, mas esse retorno tem que ser feito com cautela e planejamento”, destaca o Secretário.

Durante o encontro também foi apresentado o Diretor de Juventude do município, Thiago Oliveira, e as novas diretoras, Mereciana Pereira (Escola Municipal Santa Rosa – Distrito de Santa Luzia) e Érica Calderaro (Creche Municipal Maria José dos Santos – Setor Oeste).