A 2ª Consulta Pública para a construção do Documento Curricular no Território (DCT) do Tocantins para a etapa final da educação básica, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que aconteceu entre os dias 08/12/2020 e 11/01/2021, recebeu cerca de 3 mil colaborações, vindas de educadores tocantinenses das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Estado.
As contribuições foram enviadas por meio de formulários on-line, sendo 1.914 colaborações referentes à parte de formação geral básica, organizado por área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias).
O recebimento das contribuições é um importante passo para a implantação do Novo Ensino Médio, que também conta com uma parte flexível do currículo, que recebeu 959 colaborações, vindas de toda a comunidade educacional. O que possibilita um melhor desenho da parte diversificada do currículo com a realidade dos estudantes.
Todas as contribuições recebidas pela Seduc serão compiladas e ajudará a compor a versão final do Documento Curricular do Ensino Médio no Tocantins, que será levada para apreciação e aprovação no Conselho Estadual de Educação. Após a aprovação, o Documento voltará para a Seduc para ser homologado pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
“Esse é mais um importante passo que damos na implantação do Novo Ensino Médio no Tocantins. A partir da finalização do DCT, documento construído de forma totalmente plural, com a participação de toda a comunidade educacional, ficam definidas as bases que irão reger o ensino na etapa final da educação básica em todo o território tocantinense”, destacou a titular da Seduc.
A diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, explicou como funciona a construção do DCT. “Um grupo de redatores, articuladores e coordenadores que compõem a equipe ProBNCC – etapa Ensino Médio, juntamente com os colaboradores, elaboraram uma versão preliminar do DCT, por área do conhecimento e parte flexível, que será finalizada a partir das colaborações que recebemos.
Novo Ensino Médio
O novo Ensino Médio é uma reforma na organização curricular aprovada pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura desta etapa do ensino, visando a uma escola que dialogue com a realidade atual, que contemple as necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade.
Desse modo, o Novo Ensino Médio é uma proposta que busca consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental de uma forma mais interessante, flexível, diversificada e que se conecte aos interesses dos estudantes e favoreça reflexões sobre seu Projeto de vida.
O currículo redireciona o foco dos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, além de ser executado, com os estudantes, o que devem saber, desenvolve-se também o que devem saber fazer com o que aprenderam, ou seja, aperfeiçoar a capacidade de relacionar teoria e prática, estimulando, assim, o protagonismo.