Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dennis Tavares Gabinete de monitoramento atuou durante todo o domingo Gabinete de monitoramento atuou durante todo o domingo

Os esforços das Forças de Segurança Pública do Tocantins se concentraram durante todo o domingo, 17, no gabinete de monitoramento para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 fossem realizadas sem ocorrências e seguissem às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Com êxito, a primeira fase da aplicação das provas foi realizada sem ocorrências vultosas.

Instalado nas dependências do Sistema Integrado de Operações (SIOP), localizado no Quartel na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas, o gabinete de monitoramento serviu de base para centralizar e sistematizar todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020. O gabinete esteve conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, responsável por reunir e acompanhar em tempo real as informações e possíveis ocorrências durante as aplicações das provas do Enem em todos os estados da federação.

De acordo com o diretor do SIOP, o delegado de Polícia, Ricardo Francisco Real de Castro, o Enem, geralmente, é um evento tranquilo. O objetivo da Operação das forças de segurança, juntamente com demais órgãos envolvidos, é que possíveis ocorrências sejam resolvidas de maneira célere para que o processo não seja prejudicado. “Tão importante como a segurança da população é dar respostas rápidas a possíveis ocorrências. Desta forma, reunimos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento para atender com rapidez qualquer eventualidade”.

O diretor informou ainda, que os trabalhos serão realizados na próxima fase da aplicação das provas e seguindo o Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública - Enem 2020 (PEAISP).

Atuação

Compôs o gabinete de monitoramento, além dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O gabinete de monitoramento faz parte do Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública - Enem 2020 (PEAISP) para atuação no Enem 2020. O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 deste domingo. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado em apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). 

Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, Órgãos e Agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada.