Com reforço no policiamento durante o 2º turno das eleições de 2024, na capital Palmas, a Polícia Militar garantiu a segurança, nesse domingo, 27 de outubro. A atuação da PMTO nessas eleições foi em conjunto com as Forças de Segurança do Estado.
Para o 2º turno das eleições na Capital, levando em conta os 85 locais de votação, a Polícia Militar preparou policiamento com 300 policiais militares, do administrativo e operacional, mediante escala ordinária e/ou extraordinária.
Os policiais realizaram o policiamento nos locais de votação e suas adjacências, com militares a pé e motorizados, bem como a utilização da equipe do Regimento de Polícia Montada (RPMON), dentre outras ações, com o intuito de inibir e coibir práticas de crimes comuns e/ou eleitoreiras no 2º turno das eleições/2024. Um total de 71 viaturas estavam disponíveis, incluindo nesse número as das especializadas.
Durante todo o domingo de eleição foram registrados pela Polícia Militar apenas dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), ambos por violar ou tentar violar o sigilo do voto.
Um dos TCOs aconteceu na Escola Maria dos Reis, Jardim Taquari, na região sul da capital, após denúncia de colaborador da Justiça Eleitoral ao vigilante da Escola, este acionou a Polícia Militar que adentrou ao local de votação, onde constatou que o indivíduo havia tirado foto do monitor da urna eletrônica, violando o sigilo do voto.
A PM também foi acionada para uma ocorrência de violar ou tentar violar o sigilo do voto, na região central de Palmas, no Colégio Estadual Dom Alano. Um mesário acionou os policiais e denunciou que um eleitor havia filmado seu voto, ao ser interpelado pelos policiais militares, o indivíduo afirmou que cometeu o crime eleitoral.
As duas ocorrências serão remetidas à Polícia Federal, que investigará cada caso.
O comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, afirma que esse reforço no 2º turno foi essencial para que tudo ocorresse sem nenhuma alteração, que comprometesse a segurança da população. " Todo o esquema de policiamento foi pensado para que os eleitores se sentissem seguros a irem aos locais de votação mais esta vez. Os policiais estavam presentes em todas as regiões de Palmas, com o foco em manter a ordem e a segurança de todos”, disse o comandante-Geral. (Com informações da PMTO)