Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Edgar Tollini durante coletiva de imprensa nesta segunda

Edgar Tollini durante coletiva de imprensa nesta segunda Foto: Tharson Lopes/ Secom

Foto: Tharson Lopes/ Secom Edgar Tollini durante coletiva de imprensa nesta segunda Edgar Tollini durante coletiva de imprensa nesta segunda

O secretário de estado da Saúde, Edgar Tollini, disse nesta segunda-feira, 18, que o Tocantins vai seguir o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS). Em coletiva de imprensa após evento organizado para aplicar a primeira dose da vacina contra o coronavírus no estado, o gestor deu detalhes de como será a logística.

Segundo Tollini, as doses da Coronavac deverão começar a ser distribuídas aos 139 municípios já nesta semana. Nesta terça-feira, 19, os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen-TO) começarão a fazer a conferência do lote de 44 mil doses recebido hoje.

Ainda segundo o secretário, serão montados dois centros de distribuição, um em Palmas e outro em Araguaína, na região norte do estado. Esses centros ficarão responsáveis por distribuir o imunizante aos demais municípios.

De acordo com Tollini, inicialmente serão imunizadas 22 mil pessoas. “Isso porque você tem que reservar duas doses por pessoa, mas nós não vamos parar de receber vacinas”, afirmou. O secretário garantiu ainda que o estado deve receber entre 30 e 40 mil novas doses nos próximos dias.

O secretário não deu detalhes de quais grupos prioritários serão vacinados primeiro. Tollini afirmou que após a distribuição das doses, cada município é responsável pela imunização de sua população.