Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, e a presença de uma frente fria ao largo do litoral de São Paulo , estão forçando a concentração de nuvens muito carregadas sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o Paraná. A chuva cai forte nesses estados desde ontem e vai continuar nesta terça-feira, 19 de janeiro. Essas áreas de instabilidade vão ganhar força também sobre o estado de Santa Catarina.

O ar quente úmido que predomina sobre o centro-norte do país forma nuvens pesadas sobre Goiás, Mato Grosso e em quase todos os estados da região Norte. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham muita nebulosidade e aumentam as condições para chuva entre o Ceará e o Maranhão.

O ar seco predomina nas outras áreas do Nordeste e em várias áreas de Minas Gerais, Rio De Janeiro, Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para terça-feira, 19

Essa terça-feira é de alerta para chuva forte e volumosa em muitos estados brasileiros.

Poucas áreas do país vão ficar com tempo seco. A previsão é de sol forte e calor no centro-oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre , no Grande Rio e no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no leste e norte de Minas Gerais, no interior da Bahia e nas áreas de sertão do Nordeste.

Todas as outras áreas do país estão sujeitas a pancadas de chuva quase sempre acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes.

A previsão é de tempo chuvoso no Vale do Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, no litoral do Paraná e na grande Curitiba e no sul do estado de São Paulo.

Previsão de chuva moderada a forte, ventos por vezes fortes e raios na região de Cuiabá e no oeste de Mato Grosso, no centro-sul de Rondônia, extremo norte do Amazonas e no centro-sul de Roraima. No centro-oeste e sul de São Paulo, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, do Norte do Brasil e também do litoral e do oeste do Maranhão chove várias vezes ao longo do dia, com chuva moderada a forte em alguns momentos.

As pancadas de chuva acontecem a partir da tarde na região de Rio Branco, em Rondônia, em Cuiabá e no oeste e sul de Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-norte e leste do estado de São Paulo.

O centro-sul do estado do Rio de Janeiro, a Grande Belo Horizonte a Zona da Mata mineira, todo o centro-sul e oeste de Minas Gerais, Teresina e a maioria das áreas do Piauí, o sul e o centro-oeste de Mato Grosso terão pancadas de chuva com raios a partir da tarde. O estado de Roraima também terá pancadas de chuva só a partir da tarde

No Norte e no litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Agreste, na Zona da Mata e no litoral de Pernambuco, de Sergipe de Alagoas, em todo litoral da Bahia a situação é de sol e nebulosidade variável, com algumas pancadas de chuva.

Alertas meteorológicos para terça-feira, 19

Atenção especial: perigo de chuva muito volumosa no litoral sul de São Paulo e do Vale do Ribeira . O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira estão com chuva forte e persistente desde a tarde de ontem. Volumes de chuva muito elevados estão acumulados e é alto o risco de enchente, alagamentos e queda de barreiras

Terça-feira com risco de temporais em Santa Catarina, Paraná, no centro-oeste e sul de São Paulo , em Campo Grande e em todo o centro-sul, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no centro-oeste e norte de Mato Grosso, em Porto Velho no norte de Rondônia, no Amazonas no Pará, no Amapá, em quase todo o Maranhão, o incluindo São Luís, em Teresina no centro Norte do Piauí

Atenção para chuva moderada a forte com raios e fortes rajadas de vento sobre o leste norte de São Paulo, incluindo a capital paulista, no sul do estado do Rio, sul de Minas, em Goiânia e no centro Norte de Goiás no Tocantins; eu sou do Maranhão ir no centro sul do Piauí.

Atenção também para chuva moderada forte e ventos por vezes fortes e raios na região de Cuiabá e no oeste de Mato Grosso, no centro sul de Rondônia, extremo norte do Amazonas e no centro-sul de Roraima.