Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro Wanderlei Barbosa participou da abertura em Palmas do Encontro Tocantinense de Novo Gestores na ATM Wanderlei Barbosa participou da abertura em Palmas do Encontro Tocantinense de Novo Gestores na ATM

Gestores dos municípios do Estado do Tocantins, discutem nesta terça-feira, 19, durante o Encontro Tocantinense de Novos Gestores, os desafios que irão enfrentar nesse novo ciclo de gestão. O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou da abertura do evento na sede da Associação dos Municípios Tocantinenses (ATM), em Palmas.

O objetivo do encontro é apresentar aos novos gestores informações sobre programas e ações voltadas ao movimento municipalista. Ao longo do dia, prefeitos, secretários e suas equipes participam da apresentação de palestras ministradas por especialistas em diversas áreas, transmitindo conhecimento e orientações.

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa falou da alegria da chegada da vacina contra Covid-19 no Tocantins.  “Foi com muita alegria que vi a ida do governador Mauro Carlesse e demais governadores a São Paulo (SP) na expectativa e esperança de muitos brasileiros que esperam a solução para esta doença. Nossa esperança é que essa vacina dê certo e possa salvar muitas vidas daqui para frente.  Neste período de pandemia o Governo não ficou parado, levando alimentos e também investindo em estrutura hospitalar”, disse.

O vice-governador reafirmou a importância da ATM como entidade representativa. “A ATM é uma entidade muito bem organizada e importante para todos os municípios do Tocantins. O governador Carlesse, junto com equipe de Governo fez o enquadramento do Estado, melhorando ainda mais nossa parceria com os municípios e que, através da ATM, possamos receber todas as demandas dos prefeitos”, destacou.

Para o presidente da ATM e ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o encontro é uma oportunidade para capacitar aqueles que estão iniciando seus mandatos neste ano.

O ciclo de palestras debate temas relevantes para os gestores municipais, como, perspectivas e o cenário dos municípios para 2021, arrecadação e pauta municipalista, controle externo, saneamento básico e regionalização, regularização fundiária, transparência na administração pública, parcerias entre caixa e municípios, captação de recursos e educação.

A prefeita eleita Deusany Batista, que assume o primeiro mandato como prefeita de Novo Acordo, ressaltou a importância do encontro com os gestores municipais. "O Encontro além das discussões dos temas essenciais para o momento, possibilita a integração entre governo do Estado e governos municipais em prol dos serviços essenciais para população. Sairemos daqui mais capacitados para nosso mandato”, disse.

“Em todas as regiões do Tocantins queremos estar à disposição para atendê-los, contem comigo, contem com o Governo e contem com essa parceria que será cada vez mais forte para o povo tocantinense”, finalizou o vice-governador Wanderlei Barbosa.

O encontro conta com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado Antonio Andrade, acompanhado de demais parlamentares da Casa de Leis, o superintendente da Caixa Econômica Federal do Tocantins, Valter Luiz e o prefeito do município de Talismã, Diogo Borges, eleito nesta semana como o novo presidente da ATM.