Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

Parte da história da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) foi celebrada na manhã desta sexta-feira, 22. Após 11 anos, a "cápsula do tempo", que foi lacrada no lançamento da pedra fundamental do prédio sede da Instituição, em dezembro de 2009, foi aberta e trouxe várias recordações daquele momento muito importante para a Instituição.

A cápsula do tempo foi aberta pelo defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, pela subdefensora pública-geral Estellamaris Postal, e pelo vice-governador Wanderlei Barbosa, que rememoraram os itens guardados naquele 4 de dezembro de 2009.

“É sabendo do nosso passado que vamos construir o nosso futuro. Entre essas paredes construímos muitas histórias, firmamos o reconhecimento de direitos aos nossos assistidos e hoje agradecemos e reconhecemos a todos que participaram dessa construção ao longo dos anos. Hoje nossa Instituição traz dignidade, cidadania e tenho certeza de que a história fará com que a Defensoria continue levando seus serviços a toda população carente do Tocantins. Essa é a nossa missão e é nela que a gente se espelha para continuar crescendo”, enalteceu Fábio Monteiro.

História

Defensora pública-geral na época em que a pedra fundamental do prédio sede da Defensoria foi lançada, Estellamaris Postal lembrou que a construção da nova sede era um sonho longínquo que agora está concretizado. “Tudo no início era muito difícil. Mas, com o empenho de todos, com menos de um ano e meio já estávamos inaugurando a sede da Defensoria. Foi um tempo recorde e conseguimos edificar o que hoje é um monte de concreto, de cimento, mas que guardam grandes e lindas histórias. Muitas pessoas que passaram por aqui tiveram esperanças renovadas e sonhos realizados. Deixo o meu eterno agradecimento a cada um que nos ajudou a realizar este sonho e tenho a certeza de que daqui 10 anos teremos outras grandes histórias para contar”, declarou Estellamaris Postal.

Também presente no evento de lançamento da pedra fundamental, há 11 anos, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, que na época era presidente da Câmara Municipal de Palmas, falou de a honra ter participado ativamente da história da Instituição. “Naquele momento eu tive a alegria de participar, depois acompanhei a construção de tudo isso e hoje tenho o orgulho de ver essa Instituição tão importante para o atendimento das pessoas mais necessitadas. Parabéns, à Defensoria pelos dez anos passados e que possamos também celebrar os 10 anos futuros”, enfatizou.

Presidente da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Tocantins (Adpeto) em 2009, o superintendente de defensores públicos, Murilo da Costa Machado, aproveitou o momento para fazer um resgate histórico das principais lembranças do início da luta da Defensoria Pública para instalação no Tocantins. “Ao longo desses anos, tenho certeza de que a Defensoria deu muito orgulho aos cidadãos do Tocantins e se tornou exemplo para todo País”, disse.

Itens do tempo

Na cápsula estavam itens como o convite de evento de lançamento da pedra fundamental; o pano de cobertura da placa de inauguração; lista de presença de defensores públicos, autoridades e comunidade em geral; caderno com a Lei Complementar nº 55, de 24 de maio de 2009; discurso da defensora pública Estellamaris Postal, à época defensora pública-geral; o Diário Oficial com publicação da Lei Complementar 180/09 (doação do lote da sede da DPE-TO); nominatas das autoridades; jornal impresso da época, dentre outros itens e objetos, que também podem ser conferidos nas imagens em anexo.