Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em seu perfil no Facebook, Luciano Teixeira se define como

Em seu perfil no Facebook, Luciano Teixeira se define como "médico emergencista na empresa Hospital Osvaldo Cruz" Foto: Reprodução/ Facebook

Foto: Reprodução/ Facebook Em seu perfil no Facebook, Luciano Teixeira se define como Em seu perfil no Facebook, Luciano Teixeira se define como "médico emergencista na empresa Hospital Osvaldo Cruz"

O Hospital Oswaldo Cruz emitiu nota de repúdio às declarações do médico Luciano de Castro Teixeira. Ao longo desta semana, Teixeira se envolveu em polêmicas devido a postagens que fez em uma rede social. Ele fez insinuações a respeito da CoronaVac e ofendeu seguidores que o criticaram pela postagem.

Na nota de repúdio, o Hospital Oswaldo Cruz, onde Teixeira trabalha, repudiou as declarações do profissional e informou que seria realizada uma reunião com ele para esclarecimento dos fatos e possíveis advertências. “Reiteramos que o médico Dr. Luciano de Castro Teixeira não tem permissão para emitir nenhum pronunciamento em nome do Hospital Oswaldo Cruz”, diz a nota.

A direção do hospital reafirmou que reconhece a importância da vacinação contra o novo coronavírus (SarsCov 2) e manifestou apoio ao Estado e municípios na campanha.

No último domingo, 24, o médico Luciano Teixeira postou em sua rede social uma mensagem na qual dizia que um paciente atendido por ele durante a madrugada estava vomitando sangue após tomar a primeira dose da CoronaVac – imunizante produzido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Na postagem, Teixeira não dá detalhes do atendimento e não é possível saber se o sintoma supostamente apresentado pelo paciente tem a ver com a aplicação da vacina. Muitos seguidores do médico interpretaram a postagem como uma insinuação vazia e não comprovada de que o imunizante estaria causando efeitos colaterais e que o profissional estaria fazendo “terrorismo com a CoronaVac”.

A postagem recebeu diversas críticas. “Você é médico. Sabe muito bem que muitas outras coisas poderiam fazer uma pessoa vomitar sangue. Irresponsável, deveria ter o diploma cassado", respondeu uma seguidora.

Nesta terça-feira, 26, Teixeira voltou à rede social e foi novamente infeliz ao responder alguns dos internautas com comentários homofóbicos explícitos, além de insultos e ataques. “O cara tomou a vacina Coronavac e vomitou sangue na madrugada, ponto! Vocês que não aceitam a verdade e querem mudar a força são idiotas, pois a verdade é uma só, isso aconteceu e pronto. E por mais que me ataquem chinguem (sic) e ameacem, o cara vomitou sangue. Voces comunistas falam de ditadura mais são piores que qualquer ditador, atacam em bando como hienas ou outros comensais, são parasitas fracassados da sociedade, que por infelizes tentam levar a infelicidade a outros, por isso defendem o comunismo!” (sic), foi o tom de uma das repostas do médico. Os erros ortográficos são do próprio profissional.

A reportagem tentou contato com Teixeira, mas não obteve sucesso. Também solicitamos posicionamento do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM) para saber se a postura do médico condiz com os códigos que regem a conduta profissional. O CRM não se manifestou.

Nota de repúdio emitida pela direção do hospital onde Teixeira trabalha