Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Instituições sociais de Araguaína receberam doação de mais de 45 mil máscaras

Instituições sociais de Araguaína receberam doação de mais de 45 mil máscaras Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Instituições sociais de Araguaína receberam doação de mais de 45 mil máscaras Instituições sociais de Araguaína receberam doação de mais de 45 mil máscaras

No último domingo, 24, o projeto Máscara + Renda, apoiado pela BRK Ambiental e realizado pela Rede Asta em parceria com a Fundação Vale, fez a doação de mais de 45 mil máscaras para instituições sociais de Araguaína. O projeto teve início em setembro do ano passado e proporcionou renda para as 30 costureiras e artesãs do município que produziram as máscaras doadas. As participantes tiveram acompanhamento por meio de reuniões periódicas e receberam em suas casas materiais de costura e a remuneração de R$ 900,00 mensais. 

O objetivo é auxiliar na prevenção ao coronavírus e oferecer a oportunidade de renda para mulheres durante a pandemia. A ação ocorre em outras regiões do Brasil e estima-se que, ao todo, mais de 3 milhões de máscaras sejam produzidas para doação por meio do projeto. Em Araguaína, as doações ocorreram nas instituições: Escola Especial Raios de Luz da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Humanitário Casa de Davi, Casa de Acolhimento Trai-Noi Dom Carlos Sterpi, Lar de Savanna, Casa Terapêutica Bom Pastor, Associação de Moradores do Distrito Novo Horizonte, Banho Solidário, Cantinho do Vovô e Casa do Idoso. 

Waldinilson Fernandes é o diretor da Escola Especial Raios de Luz da APAE e conta que a doação chegou em um bom momento. "A assistente social da BRK Ambiental nos procurou e logo ficamos muito contentes. Essa ajuda é bem-vinda porque muitos dos nossos alunos são de famílias carentes, então a quantia que poderia ser paga por uma máscara se torna uma economia para uma família em situação de vulnerabilidade social", diz Waldinilson.  

O engenheiro da BRK Ambiental em Araguaína, Álem Felipe, explica que a concessionária tem ajudado com a prevenção e o tratamento de vítimas do coronavírus no Estado. “A BRK Ambiental tem um compromisso com a saúde dos Tocantinenses. Desde o início da pandemia realizamos doações de materiais e equipamentos para hospitais públicos, além de apoiarmos ações sociais importantes como essa”, conta Álem. 

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país e atua em 47 cidades de norte ao sul do Tocantins. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.   

Parceiros do Máscara Mais Renda 

O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química. 

O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.