Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 28

Encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 28 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 28 Encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 28

Os conselheiros que formam a Coordenação do Colegiado Geral do Conselho Tutelar de Palmas estiveram na tarde dessa quinta-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), onde se reuniram com a gestora da Pasta, Patrícia Rodrigues do Amaral. Na ocasião, os membros do Conselho falaram sobre suas atuações e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

“Estamos aqui para dar as boas-vindas à gestora e nos colocar à disposição nas quatro unidades que formam o Conselho Tutelar de Palmas. É muito importante estabelecer essa comunicação principalmente neste momento de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, pois sabemos que as crianças precisam de nossa atuação constante”, disse o coordenador do Colegiado Geral, Iramar Cardoso.

Durante o encontro a secretária se prontificou a ir conhecer as unidades do Conselho Tutelar em breve para, assim, ver de perto a rotina dos atendimentos prestados nos locais. “Estamos decididos a atuar de forma conjunta na defesa das crianças e adolescentes, sempre com vistas na segurança e na salvaguarda de seus direitos e, sabemos que neste momento de pandemia nosso papel se torna ainda mais relevante e necessário", ressaltou.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade com os demais pretendentes.

Os Conselhos Tutelares do Município de Palmas estão instalados em quatro núcleos divididos por região de Palmas. Os locais atendem por meio de telefones fixos (horário comercial) e também por meio de celulares, para receber denúncias e atender em caráter de plantão 24 horas.