Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ar quente e úmido está espalhado por quase todo país. A circulação de ventos está contribuindo para a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do Brasil.

Por enquanto, não há expectativa de que o ar frio de origem polar consiga chegar ao Brasil. Sem chuva, com sol forte, a Região Sudeste vai continuar com as altas temperaturas

Uma forte área de baixa pressão atmosférica se desenvolve sobre o norte da Argentina e estimula a formação de nuvens pesadas sobre o Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo para esta sexta-feira, 29

Há condições para pancadas de chuva com raios durante esta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros. A maioria destas pancadas deve acontecer durante a tarde e à noite.

Os estados do Sul, do Centro-Oeste, do Norte e também a maioria das áreas do Nordeste terão uma grande quantidade de nuvens ao longo do dia.

O tempo fica firme o dia todo, com muito sol e calor intenso, apenas em Minas Gerais, no Rio De Janeiro, no Espírito Santo, no interior da Bahia e nas áreas de sertão de Pernambuco, de Sergipe e Alagoas

O sol predomina também em Boa Vista e no centro-norte de Roraima e não há previsão de chuva para esta parte do estado.

Nos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, no leste de Pernambuco, de Sergipe de Alagoas e também no litoral da Bahia as pancadas de chuva serão passageiras e sem raios.

Na maioria das áreas da Região Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul, a última sexta-feira de janeiro de 2021 será muito instável, com várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Também chove a qualquer hora na faixa litorânea entre o Maranhão e o Amapá, na região de Palmas-TO, no norte do Pará, no centro-leste do Amazonas, em Rondônia e no Acre.

Alertas meteorológicos para sexta-feira, 29

Nuvens carregadas podem surgir em quase todos os estados do Brasil nesta sexta-feira, 29 de janeiro. Por isso, na maioria das áreas do país há condições para raios chuva moderada a forte, além de temporais.

Os alertas para temporais valem para o Pará, para o norte do Rio Grande do Sul, a região serrana e todo o centro-oeste e norte de Santa Catarina, todo o interior do Paraná, oeste do estado de São Paulo, no centro-sul, leste e norte de Mato Grosso do Sul, e também para região de Rondonópolis, no extremo sul de Mato Grosso.

Também tem alerta para temporais no noroeste de Mato Grosso, em todo o estado de Rondônia, sobre o Amazonas, na região de Teresina e no centro-norte do Piauí, em Quixeramobim e no centro-oeste do Ceará e no centro-oeste do Maranhão.

Não há risco de evento extremo no norte de São Paulo e no litoral norte paulista, nem nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Também ficam fora de situações de risco de meteorológico a região do Distrito Federal, Goiânia e todo o centro Leste de Goiás, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Também não há risco de tempestades na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e nem no estado de Roraima.