Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Delfino Miranda Reunião para apresentação das ações de ambos os institutos foi realizado via webconferência Reunião para apresentação das ações de ambos os institutos foi realizado via webconferência

Com foco em soluções sustentáveis para as comunidades rurais, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está firmando parceria o Instituto Perene, associação civil privada, sem fins lucrativos, cuja missão é promover soluções práticas para o desenvolvimento e melhoria de vida de comunidades rurais do Brasil, por meio de ações que resultem no combate ao desmatamento e ao efeito estufa. Uma reunião para apresentação das ações de ambos os institutos foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, via webconferência, com a participação do presidente Fabiano Miranda; do fundador do Instituto Perene; diretores e técnicos do Ruraltins.

O diretor executivo e engenheiro florestal, Guilherme Valadares, falou sobre a atuação do instituto no recôncavo baiano, apresentando os projetos desenvolvidos, com destaque para o Fogão Ecoeficiente. São fogões melhorados que produzem o máximo de calor com a menor quantidade de lenha, sem emitir fumaça e que trazem benefícios como a redução de 60% do consumo de lenha, a redução na emissão de gás causadores do efeito estufa e melhoria à saúde e qualidade de vida das famílias rurais.

“O interesse em ampliar esse projeto para o Tocantins é muito grande, na medida em que a gente sobe para a região Norte, esse interesse cresce. E vamos contar com a bagagem do doutor Ricardo Haidar, que chega ao Instituto com a experiência em restauração, em manejo de bacias hidrográficas, com uma visão ampla que fortalece bastante a atuação do Instituto Perene”, ressaltou Guilherme Valladares.

Na ocasião, o Ruraltins, por meio do engenheiro Florestal, Ricardo Haidar, que apresentou o Programa Restaura-TO, iniciativa desenvolvida pelo órgão em parceria com diversas instituições, com foco em ações voltadas para a restauração ecológica e econômica de áreas degradadas e alteradas no Tocantins, por meio do uso racional da flora e da cobertura de vegetação nativa.

Para o presidente Fabiano Miranda, a parceria com o Instituto Perene é um grande ganho para o Estado, pelo seu compromisso com as questões não só ambientais, como também sociais. “Estamos à disposição para somar junto a esta instituição que tem parceiros importantes, e atua com conhecimentos, identificando e aplicando soluções, que trazem benefícios não só ao meio ambiente, como também as famílias rurais”, destacou.

Também participaram da reunião o vice José Aníbal Lamattina; ao engenheiro florestal Ricardo Haidar, que vai assumir função no Instituto Perene para atuar no Tocantins; aos diretores de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides; à gerente de Agroecologia Dryelly Rodrigues, e aos técnicos Jobson Sousa, Marla Guedes, Regina Oliveira, e Lara Neiva.