Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Governador ressaltou a importância da manutenção da harmonia entre os Poderes e órgãos de controle

Governador ressaltou a importância da manutenção da harmonia entre os Poderes e órgãos de controle Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Governador ressaltou a importância da manutenção da harmonia entre os Poderes e órgãos de controle Governador ressaltou a importância da manutenção da harmonia entre os Poderes e órgãos de controle

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) conduziu o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho ao cargo de presidente do órgão, para o biênio 2021/2022 em solene que deu posse a nova Mesa Diretora do órgão nesta quarta-feira, 3.

Pela primeira vez na história, a posse da Corte de Contas ocorreu em formato on-line, garantindo às medidas de distanciamento social e prevenção do novo coronavírus. O governador Mauro Carlesse prestigiou a solenidade e, em seu pronunciamento, ressaltou a importância da manutenção da harmonia entre os Poderes e órgãos de controle, destacando ainda o papel fundamental do TCE na fiscalização das contas públicas.

“Primeiro, meus cumprimentos ao conselheiro Severiano [ex-presidente do TCE], foi uma honra muito grande estarmos juntos durante o último biênio. Iremos continuar com essa mesma harmonia e determinação em prol do Tocantins. O cidadão pode se orgulhar, pois estamos caminhando firmes para um futuro de desenvolvimento. Tenho certeza de que essa mesma seriedade e compromisso será garantida com o presidente Napoleão de Souza, ao qual desejo uma excelente gestão”, declarou o Governador.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TCE/TO, Napoleão de Souza Luz Sobrinho, agradeceu a confiança dos conselheiros da Corte e demais servidores do Tribunal de Contas.

“Agradeço aos senhores conselheiros que aprovaram meu nome para conduzir essa Corte pelos próximos dois anos, partilhando comigo de tão destacada missão constitucional. Me dirijo aos valorosos servidores do TCE, que consolidam o alicerce operacional do controle externo. Jamais esquecerei a forma carinhosa como fui recebido ao tomar posse no cargo de Conselheiro em dezembro de 2002. Tenho a consciência que realizaremos um bom trabalho com empenho, dedicação e comprometimento de todos os senhores com a nossa missão, na fiscalização eficaz da aplicação dos recursos”, destacou o presidente do TCE/TO.

Durante a sessão solene, também foram empossados no cargo de vice-presidente da Corte, a conselheira Doris de Miranda Coutinho, e no de Corregedor, o conselheiro Severiano Costandrade.

Perfil do Conselheiro 

O conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, 59 anos, assumiu pela primeira vez a presidência da Corte de Contas tocantinense. Natural de Tocantínia (TO), Napoleão possui o curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Goiás e o de Aperfeiçoamento de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Ceará, em nível de pós-graduação.

Napoleão de Souza é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e já ocupou vários cargos na hierarquia da Polícia Militar nos Estados de Goiás e do Tocantins, assumindo o Comando-Geral da PM, em 1995, cargo que ocupou até setembro de 2000. A partir de julho de 1999, também assumiu, cumulativamente, o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública, que desempenhou até a nomeação como conselheiro do TCE/TO, tomando posse em 30 de dezembro de 2002. (Com informações da Secom-TO)