Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em ação realizada no início da tarde desta quarta-feira, 3, em bairros da região sul de Palmas/TO, a 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc - Palmas) da Polícia Civil em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, deflagrou a operação “Breaking Bad” e apreendeu mais de 42 quilos em drogas. Foram 35 kg de maconha, 5 kg de cocaína, 2 kg de crack, 100 comprimidos de ecstasy, 375 micropontos de ácido lisérgico (LSD), além de um veículo. Durante a operação, a equipe da 1ª Denarc efetuou três prisões em flagrante, sendo uma mulher e dois homens. 

As prisões ocorreram nos bairros Irmã Dulce e Santa Fé. Conforme o delegado-chefe da 1ª Denarc, Enio Walcácer, a droga está estimada em mais de R$ 250 mil. Segundo ele, o que mais chamou a atenção na operação foi a prisão da mulher. “Em nossas investigações, apuramos ser ela a responsável química do grupo preso hoje”, disse o delegado ao explicar que a partir de um quilo de crack, a mulher conseguia ampliar a quantidade para quatro quilos, utilizando para isso produtos químicos e misturas. 

As prisões e apreensões realizadas nesta quarta-feira decorrem do intenso trabalho investigativo da 1ª Denarc para enfraquecer o tráfico e o comércio ilegal de entorpecentes. Os presos foram conduzidos até a sede da Divisão de Narcóticos, onde serão ouvidos e, posteriormente encaminhados para as unidades prisionais, onde permanecerão à disposição da Justiça. 

Operação

O nome da operação foi inspirado no seriado americano Breaking Bad. A série retrata a vida do químico Walter White, um homem brilhante frustrado em dar aulas para adolescentes do ensino médio enquanto lida com um filho sofrendo de paralisia cerebral, uma esposa grávida e dívidas intermináveis. White, então, é diagnosticado com um câncer no pulmão - o que o leva a sofrer um colapso emocional e abraçar uma vida de crimes para pagar suas dívidas hospitalares e dar uma boa vida aos seus filhos. Ele resolve produzir metanfetamina de alta pureza com seu ex-aluno, Jesse Pinkman.