Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário José Messias Araújo dialoga com gestores municipais so0bre a Política de Assistência Social

Secretário José Messias Araújo dialoga com gestores municipais so0bre a Política de Assistência Social Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza Secretário José Messias Araújo dialoga com gestores municipais so0bre a Política de Assistência Social Secretário José Messias Araújo dialoga com gestores municipais so0bre a Política de Assistência Social

O Governo do Tocantins, por meio da diretoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove na manhã desta quinta-feira, 4, a segunda reunião on-line com prefeitos e secretários municipais de Assistência Social dos municípios tocantinenses.

Os encontros, realizados pelo aplicativo Google Meet, têm o objetivo de dialogar com os gestores sobre a Política de Assistência Social para sanar as dúvidas relacionadas ao atendimento dos equipamentos públicos durante a pandemia.

A diretora do SUAS da Setas, Halana Magalhães, disse que na primeira reunião na terça-feira, participaram cerca de 60 municípios das regiões norte I, centro-oeste e sudoeste, e nesta quinta-feira foram quase 100 gestores participantes das demais regiões do estado. “A adesão dos gestores municipais à reunião foi muito boa e acredito que o resultado será um melhor atendimento proporcionado aos usuários dos serviços socioassistenciais; o mais importante é que os gestores entendam que podem contar com a atenção dos técnicos do Governo/Setas sempre que precisem sanar dúvidas sobre a Política de Assistência Social”, pontuou a diretora, complementando que as orientações são repassadas por meios remotos, por conta da pandemia.

Nos dois dias de reuniões os prefeitos e secretários municipais receberam orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução dos serviços, programas, projetos, benefícios e na execução financeira dos recursos repassados.

O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, disse que as políticas públicas precisam estar cada vez mais afinadas e devem manter o diálogo intersetorial entre as mesmas. “O governador Mauro Carlesse determinou que nesse momento de pandemia tivéssemos atenção especial às políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do estado”, ressalta o secretário.

Atendimento à população durante a pandemia

A diretoria do SUAS alerta que durante a pandemia é necessário tomar todos os cuidados que o momento pede, mas o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e nos demais serviços prestados à população não podem parar.

Política de Assistência Social

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foi aprovada em 22 de setembro de 2004, pelo Conselho Nacional de Assistência Social e busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange à responsabilidade política da efetivação da assistência social como direito de cidadania e dever do Estado.