Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, os Policiais Civis do Estado do Tocantins interessados no seminário internacional “Arma de fogo contra faca” poderão participar com o apoio do Centro Avançado de Treinamentos Operacionais (CATO). O evento é totalmente gratuito e será realizado no dia 14 de fevereiro, às 16h, pelo aplicativo zoom, com link a ser disponibilizado 24 horas antes, ministrado por consultores do México. Os participantes terão direito à certificação.

A qualificação é voltada aos policiais de vários países, como México, Argentina, Bolívia, Itália, Espanha, Egito e Brasil, com o intuito de aprimorar o conhecimento de todos os operadores da área de segurança na esfera global No Tocantins, o Diretor Operacional do CATO é o Policial Civil Wellsson Rego da Silva que afirma que o evento serve como um fator motivacional aos participantes. “A nossa expectativa com os Policiais Civis é a melhor, uma vez que já estamos com esse projeto e buscamos sempre qualificar o profissional, a ideia é despertar motivação”, enfatiza Wellsson.   

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (SINPOL-TO), Suzi Francisca, destaca que a qualificação é necessária para aperfeiçoar mais ainda o trabalho desenvolvido. “É de suma importância os Policiais Civis estarem cada vez mais preparados para atuar com segurança. Parabenizo o Policial Civil Wellsson Rego por estar à frente dessa iniciativa aqui no Estado e convido a todos a participarem deste momento que trará grandes experiências a serem aplicadas no dia a dia”, afirma Suzi.

Temática da qualificação 

Entre os assuntos a serem abordados no curso estão: a Psicologia do agressor munido de lâmina e a Psicologia da vítima; O que não fazer diante de um agressor munido com lâmina; Qual distância mais segura diante de um agressor com faca; Combate à curta distância; Mecânica de movimentos do agressor; Movimentação defensiva e Técnicas de submissão reversa.

O seminário

O evento é organizado em parceria com a Armada Centro de Entrenamiento Táctico empresa Mexicana que está sob responsabilidade do Comandante Jorge Palomares, membro da Polícia Mexicana. Esta será a 3ª edição do seminário e a escolha do tema foi em decorrência de vários fatos acontecidos por toda parte do mundo que têm causado ferimentos e até mesmo a morte de operadores.