Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas

Sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas Sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas/TO deu início ao ano legislativo nesta terça-feira, 9, em uma sessão solene com a presença de todos os vereadores da 9ª legislatura, autoridades e também da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Como ocorre tradicionalmente, a chefe do Executivo leu sua mensagem ao Legislativo, abrindo oficialmente os trabalhos. Em seu discurso, Cinthia Ribeiro destacou o combate à pandemia, a situação fiscal de Palmas e a previsão de investimentos na cidade em 2021.

Situação

A prefeita conta com a maioria dos vereadores da nova legislatura em sua base de apoio. Pelo menos 13 parlamentares estão na situação, sendo que 9 deles foram eleitos na coligação da prefeita.

Os vereadores Eudes Assis (PSDB), Felipe Martins (PSDB), Iolanda Castro (Pros), Joatan Silva de Jesus (Cidadania), José do Lago Folha Filho (Patriota), Jucelino Rodrigues (PSDB), Laudecy Coimbra (SD), Marilon Barbosa (DEM), Pedro Cardoso (DEM), Rogério Freitas (MDB), Rubens Uchôa (Cidadania), Solange Duailibe (PT) e Waldson Pereira Salazar (Avante).

A maioria na Casa deve facilitar a aprovação de pautas de interesse do Executivo. Cinthia Ribeiro declarou que a situação não deve ser desculpa para acomodação. “Pelo contrário: amplia-se a participação da Câmara nas decisões do Executivo, criando mais proximidade e mais responsabilidade. O Executivo rolo compressor não funciona mais. Apostar nisso é apostar no caos, no conflito e a cidade tem péssimas experiências com esta prática”, afirmou a prefeita.

A Câmara de Palmas conta com 19 vereadores. Além dos que estão na base de apoio do Executivo, a presidente da Casa, Janad Valcari (Podemos), e os vereadores Daniel Nascimento (Republicanos), Júnior Brasão (PSB), Mauro Lacerca (PSB), Márcio Reis (PSL) e Moisemar Marinho (PDT) se declararam independentes.

De acordo com o Regimento da Câmara de Palmas, o primeiro semestre desta 9ª legislatura vai até o dia 30 de junho.